Busca por conhecimento

Gerar e disseminar conhecimento sobre o turismo brasileiro. Com essa proposta, o Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil reuniu mais de 5 mil pessoas

  
  

Gerar e disseminar conhecimento sobre o turismo brasileiro. Com essa proposta, o Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil reuniu mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, docentes, empresários, gestores e público em geral, no período de 26 a 29 de maio, em São Paulo (SP). Este ano, o tema central do espaço foi “Segmentação do Turismo e o Mercado”.

Para debater as tendências e casos de sucesso do setor, 163 especialistas, sendo dez internacionais, participaram das discussões. Durante os quatro dias de atividades, foram realizadas 45 apresentações, divididas em 38 mesas de debates, quatro palestras e três minicursos.

“Estamos sempre tentando trazer inovações e discussões sobre as tendências do setor, unindo experiências exitosas às visões dos mais diversos setores. A diversidade e a qualidade dos debates e discussões surpreenderam o público. O Núcleo de Conhecimento foi diverso e trouxe várias reflexões, novas idéias e alternativas para os visitantes do Salão do Turismo”, ressalta o coordenador de Segmentação do MTur, Wilken Souto.

A novidade desta edição foi a participação mais efetiva da academia, por meio da apresentação de artigos acadêmicos. O MTur selecionou sete artigos, entre os 130 recebidos, para fazer parte de publicação eletrônica que será disponibilizada no Portal do Turismo. Os autores dos artigos selecionados tiveram a oportunidade de compor duas mesas com o tema “Segmentação do turismo: experiências, tendências e inovações”, que foram realizadas em 26 e 29 de maio, no Núcleo de Conhecimento.

No espaço, foram lançadas, ainda, 16 obras com temas relacionados ao turismo. Na livraria, foram vendidos 319 livros e outros 600 foram distribuídos como brindes aos participantes de três ou mais atividades do Núcleo de Conhecimento.

O Núcleo de Conhecimento também contou com exposição dos cinco destinos brasileiros participantes do projeto Tour da Experiência – www.tourdaexperiencia.com – e de dez roteiros integrados do projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização. As ações possibilitaram a apresentação, ao público final, de produtos turísticos com diferencial competitivo, desenvolvidos e apoiados por meio da parceria entre MTur e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Programação de peso – Os destaques da programação foram os minicursos “Comercialização e Inovação em Espaços Rurais e Naturais”, “Elaboração e gestão de projetos turísticos” e “Técnicas para inovação de produtos turísticos”. Os minicursos superaram a capacidade de expectadores e, para atender a toda demanda do público, os mesmos foram transmitidos ao vivo.

Os preparativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 também estiveram na pauta. Na mesa de debates “Eventos Esportivos - A preparação de um destino sede”, a palestrante internacional Andrea Collins, do Reino Unido, pôde abordar o conceito de pegada ecológica e os impactos ambientais de grande eventos. Já Luiz Correia, de Portugal, relatou a experiência portuguesa na preparação da Euro 2004, maior evento esportivo europeu.

Acessibilidade no Turismo também foi destaque no Núcleo de Conhecimento. Para debater a importância da acessibilidade para a inclusão social e desenvolvimento do turismo, o evento contou com a participação da atriz deficiente visual da Rede Globo, Danieli Haloten, e, ainda, Dadá Moreira, da ONG Aventura Especial, e Jefferson Maia, do Espaço Novo Ser (Praia para Todos).

Além das palestras, mesas de debates e minicursos, outras 16 reuniões e capacitações foram realizadas no espaço. Entre as ações, estão o lançamento do edital de premiação do Estudo de Competitividade dos Destinos Indutores, a cerimônia de premiação dos casos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo e o lançamento da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico para a Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil.

Por meio do projeto “A escola vai ao Salão”, 600 alunos de 12 escolas públicas de São Paulo (SP) participaram de ações de capacitação.

Em breve as apresentações das mesas de debates e outras atividades do núcleo serão disponibilizadas no endereço do Salão do Turismo – www.salao.turismo.gov.br.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em