Búzios é a 16ª cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais em 2011

A cidade de Búzios apareceu novamente na lista de cidades que mais recebem eventos internacionais em 2011

  
  
Navio e Orla Bardot

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos fluminense, apareceu novamente na lista de cidades que mais recebem eventos internacionais em 2011. O relatório divulgado pela International Congress and Convention Association (ICCA) apontou o balneário na 16ª posição no ranking nacional.

Dos 304 congressos e convenções realizados no Brasil no último ano, cinco deles foram sediados em Búzios. A associação levou em conta apenas eventos itinerantes, com periodicidade fixa e mínimo de 50 participantes. A nível estadual, Búzios só perdeu para o Rio de Janeiro, que ficou em primeiro lugar na lista.

Como parte da estratégia de investimento em turismo de negócios, o balneário de Búzios tem marcado presença em feiras importantes do ramo, como a Evento Business Show (EBS).

O objetivo é atrair mais eventos para a cidade, visando aquecer a economia local na baixa temporada. Esse mercado, hoje, movimenta no município cerca de R$ 20 milhões ao ano e a expectativa é que esse número triplique ao longo do ano. Búzios já conseguiu captar para o município congressos da área médica, agropecuária, gastronômica, náutica, além de eventos de empresas multinacionais, como BMW, Harley-Davidson, Citröen, Avon, Chandon e Coca-Cola.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Cristiano Marques, alguns congressos estão em negociação. “Estamos ainda com a estratégia de visitar algumas multinacionais para fazer com que o município sedie mais eventos de negócios”, afirma. Para estimular essa forma turística, no início do mês de maio, Marques e uma comitiva visitaram mais de 500 agentes de turismo de países da América do Sul, principalmente das capitais da Argentina, do Uruguai e do Chile. Ainda foi criado um calendário de eventos da cidade, que será distribuído a diversos segmentos turísticos e econômicos.

Outros resultados – No ranking mundial, o Brasil alcançou o 7º lugar e a cidade do Rio de Janeiro figurou na 1ª posição entre os municípios brasileiros que mais sediaram congressos e convenções estrangeiras em 2011. Ano passado, o país estava em 9º lugar, com 275 eventos realizados. Além do Rio de Janeiro e de Búzios, São Paulo, Salvador, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ouro Preto, Campinas, Porto de Galinhas, Belo Horizonte e Fortaleza são as outras cidades brasileiras que entram no ranking da ICCA. O relatório ainda aponta um crescimento do setor em todo o país de quase 400% nos últimos nove anos.

Fonte: Monte Castelo Ideias

  
  

Publicado por em