Cadastur mais simples

Sistema de cadastramento dos prestadores de serviços turísticos é revisado

  
  

As matrizes e formulários do sistema de cadastramento dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur estão sendo de revisadas. O objetivo é facilitar a inscrição das empresas. Pela previsão dos técnicos, até o fim de novembro a reformulação estará completa. Os inscritos atualmente só terão de se recadastrar quando o prazo do certificado expirar. O sistema funciona normalmente enquanto as matrizes são revisadas.

Além da revisão dos formulários, o Ministério do Turismo (MTur) trabalha na elaboração de manuais explicativos com orientações para o cadastramento. O material ajudará os empresários a aderirem ao Cadastur. Os técnicos estimam que as cartilhas também ficarão prontas até o final de novembro.

Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, a revisão do cadastramento é importante para aprimorar a coleta e o gerenciamento das informações. “A revisão é um processo contínuo e natural do sistema, que teve um primeiro processo de revisão e construção com trade turístico nacional em 2009. Ela irá permitir que sejam feitas as atualizações necessárias às atividades turísticas, aprimorando nossa interface com o prestador de serviços, desburocratizando os procedimentos de cadastro”, disse ela.

O Cadastur é o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os órgãos oficiais de turismo das Unidades da Federação. Ele permite o acesso a diferentes dados sobre as empresas.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios das seguintes atividades: Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo. Além disso, Restaurantes, Cafeterias Bares, Centros de Convenções, Parques Aquáticos, Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico, Casas de Espetáculo, Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos, Locadoras de Veículos para Turistas, Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos e Bacharéis em Turismo podem se cadastrar opcionalmente.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em