Campos do Jordão sediará Encontro Regional do Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP visa promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista

  
  

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá, na próxima quarta-feira (25/2), a partir 9h, o primeiro encontro de 2015 da Região Administrativa (RA) de São José dos Campos.

Realizado no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, a reunião tem como principal intuito o fortalecimento e a articulação das instituições, além da organização estratégica de atuação das unidades e do Sistema.

De acordo com o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, o Encontro visa à articulação dos Museus e Acervos Históricos da região. "A intenção dessas programações organizadas pelos Representantes Regionais é discutir e propor ações com o propósito de qualificar, aperfeiçoar e fortalecer, ainda mais, os espaços e acervos museológicos do Estado de São Paulo”, concluí.

Na sequência, das 11h30 às 12h30, será realizada uma visita educativa pelas instituições e, no período da tarde, às 14h, o público participará da palestra "Zeladoria do Patrimônio", oferecida pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Na programação, a historiadora Mirza Pellicciotta fará um relato das experiências do MAS-SP, relacionadas a uma nova maneira de cultuar e zelar pela arte, pelos bens edificados e pela cultura imaterial.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista.

Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas.

O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais.

É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970.

A partir desta data, o museu passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios doado à instituição por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho).

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

Serviço:

- Encontro Regional da Região Administrativa de São José dos Campos

- Data: 25/2/2015 (quarta-feira)

- Local: Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Avenida Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880 – Campos do Jordão/SP)

- Telefone: (12) 3662-6000

- Horário: a partir das 9h

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Dayane Malta

  
  

Publicado por em