Caravana Brasil Nacional apresenta resultados no Pará

Projeto realizado em todo o País pelo Sebrae e Ministério do Turismo visa alavancar a comercialização de destinos brasileiros

  
  

A identidade local cultural é um dos pontos fortes dos destinos Santarém e Alter do Chão, oeste do Pará. A avaliação é de 12 agentes de viagens e operadores de São Paulo, que estiveram nos locais em março passado, integrando a visita técnica do ‘Caravana Brasil Nacional’, projeto promovido pelo Sebrae e Ministério do Turismo com o objetivo de apoiar a comercialização e estimular a ampliação e a diversificação da oferta de novos produtos ou já comercializados.

O resultado foi apresentado na última segunda-feira (13), em Santarém, para empresários e representantes da prefeitura municipal, pelo consultor Rosier Saraiva, da Associação Brasileira de Operadores de Viagens (Braztoa), que implementou o projeto.

Os operadores e agentes de viagens ficaram quatro dias em Santarém, onde puderam conhecer o encontro das águas, o lago do Maicá, o Igarapé Açu, além de fazer um city tour pela cidade e pelas comunidades de Ponta de Pedras, Maguari e Jamaraqua, na Floresta Nacional do Tapajós, e Alter do Chão, como programação da terceira etapa do projeto.

O secretário de Turismo de Santarém, Arnoudo de Andrade, afirmou durante a apresentação que os dados serão importantes para a formulação de políticas públicas voltadas para o setor. “Nós temos um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas que aponta os caminhos para traçar uma política de turismo para o município. A ele, vão se juntar o resultado da ‘Caravana’”, disse.

Irene Belo, dona de um hotel em Alter do Chão, acredita que a avaliação feita pelos operadores e agentes de viagens de São Paulo será importante para a promoção de ações integradas entre governos e sociedade. “Acredito que o estudo é muito importante, mas que isso terá efeito prático ao se tornar base para políticas públicas”, destacou a empresária, lembrando que a participação de todos é fundamental. “Instituições, governos, empresários e população devem estar comprometidos com um política que valorize o turismo como atividade importante para a econômica de Santarém. Só assim, as coisa vão dar certo”, enfatizou.

Para a assistente do escritório regional do Sebrae no Pará em Santarém, Silvia Rosalino, que trabalha na área de turismo há mais de 10 anos, o projeto “é importante porque capacita os vendedores - agentes que vieram conhecer o destino - para venderem um produto com maior credibilidade, além de divulgar os destinos, quando são trazidas 12 especializadas no mercado”, destacou.

Silvia afirmou ainda que o projeto contribui de forma decisiva para os pequenos negócios ao oferecer uma espécie de consultoria para os empresários, apontando os pontos fortes e aquilo que precisam melhorar. Com as informações, eles poderão se planejar e diversificar os produtos com o foco nos segmentos identificados pelos visitantes.

O projeto

O ‘Caravana Brasil Nacional’ foi criado a partir da experiência de um projeto semelhante, mas voltado para o mercado internacional, realizado pela Embratur em 2003. As primeiras ações do projeto nacional foram em 2007, já com a parceria entre o Ministério do Turismo e Sebrae.

O projeto promove viagens com operadores e agentes de viagens para a promoção de novos e destinos já comercializados em todo o Brasil, como visitas aos locais e a eventos do segmento turístico, como feiras. O ‘Caravana Brasil Nacional’ também promove capacitação para fornecedores dos destinos visitados com o objetivo de prepará-los para melhor atender aos agentes de viagens e operadores.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
Sebrae/PA - (91) 3181-9000
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em