Milionésimo visitante deste ano será recebido pelo ministro do Meio Ambiente no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

Além da recepção festiva, poderá usufruir de todos os passeios oferecidos junto de sua família, caso esteja acompanhado, e ainda receberá brindes.

  
  

O Parque Nacional do Iguaçu – Brasil receberá nesta segunda-feira (24/11) o milionésimo visitante deste ano. A marca de 1 milhão de turistas recepcionados na margem brasileira das Cataratas do Iguaçu, atingida a esta altura de 2008, praticamente assegura que o recorde histórico de 1,084 milhão de visitantes, registrado em 2005, será superado no mês de dezembro.

O milionésimo visitante será recebido no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu às 9h30 pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pelo diretor-geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek, e por Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.

Esta é a quarta vez em que o Parque Nacional do Iguaçu supera a marca de 1 milhão de visitantes/ano na história. Este número foi atingido também em 1986, 1987, 2005 e 2007. No ano passado, ingressaram no PNI mais de 1,055 milhão de turistas. E a expectativa é que o Parque Nacional do Iguaçu encerre 2008 com mais de 1,150 milhão de visitantes, segundo Jorge Pegoraro, chefe do PNI.

O milionésimo visitante de 2008 terá direito a um dia inesquecível no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Além da recepção festiva, poderá usufruir de todos os passeios oferecidos junto de sua família, caso esteja acompanhado, e ainda receberá brindes.

“Estamos acompanhando a conquista deste recorde histórico com tranqüilidade e a certeza de que a visitação crescente não coloca em risco as riquezas naturais da região”, ressalta o chefe do PNI, observando que apenas 3% da área do Parque Nacional do Iguaçu está aberta aos visitantes.

“Ainda assim, busca permanentemente soluções que permitam diminuir o impacto da visitação sobre o meio ambiente”, complementa.

O superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, observa que a iminente conquista do recorde histórico de visitantes ocorre exatamente no ano em que a iniciativa privada, o setor público e Itaipu Binacional se uniram para reforçar a divulgação das atrações turísticas de Foz do Iguaçu.

Segundo ele, a participação do trade turístico em um número maior de eventos foi decisiva para que mais viajantes incluíssem a cidade em seu roteiro de férias.

“Outra iniciativa que nos colocou em evidência é a campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, o que deverá trazer ainda muito mais gente para Foz do Iguaçu em 2009 e 2010”, acrescenta Piolla.

Modelo para o Brasil:

Unidade de conservação mais visitada do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu servirá de modelo para o Instituto Chico Mendes na exploração turística de pelo menos outros 15 parques espalhados pelo país. A informação é de Julio Gonchorosky, diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, que acompanhará a entrada do milionésimo visitante no PNI em 2008.

De acordo com Gonchorosky, o modelo de concessões do Parque Nacional do Iguaçu, em que a iniciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito a explorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos, será adotado já em 2009 nos arquipélagos de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). “Em Abrolhos, faremos o lançamento do edital em janeiro. E em março será a vez de Fernando de Noronha”, informa.

Segundo o diretor de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, a exploração responsável da atividade turística em parques nacionais consegue inibir agressões ao meio ambiente ao difundir a importância da preservação e gerar emprego e renda para as comunidades vizinhas.

Serviço:

Homenagem ao milionésimo visitante do Parque Nacional do Iguaçu em 2008

Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

Data: segunda-feira (24/11), às 9h30

  
  

Publicado por em