Ceará é sede da 18ª BNTM no Nordeste

O evento acontece no Centro de Convenções, em Fortaleza, e deve movimentar US$ 195 milhões.

  
  

O Estado do Ceará recebe de 23 a 26 de abril a maior bolsa de negócios turísticos do Nordeste, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. A 18ª edição da Brazil National Tourism Mart – BNTM - está preparada para receber o trade turístico internacional e nacional e a estimativa, até agora, é da participação de 450 operadores internacionais, os buyers, e 650 fornecedores do mercado nordestino como hotéis, operadoras, locadoras e agências de viagens, os suppliers.

O evento, organizado pela Secretaria de Turismo do Ceará e pela Fundação Comissão de Turismo Integrada do Nordeste – CTI/NE, proporcionará cerca de quatro mil reuniões de negócios entre buyers e suppliers. A rodada de negócios de compras e vendas do destino Nordeste impulsiona a economia dos nove estados da região. No momento, a movimentação financeira na bolsa está estimada em US$ 195 milhões.

O secretário de Turismo do Ceará e presidente da Comissão do Turismo Integrada do Nordeste CTI/NE, Bismarck Maia, considera esta bolsa a grande oportunidade de geração de negócios para a região. “Não podemos confundir a BNTM com um evento turístico apenas. Esta bolsa é um evento, primordialmente, econômico, focado em negócios turísticos”, confirma.

Para incrementar a bolsa, a organização trabalhou para ampliar a adesão de buyers especializados no mercado nordestino de mais de 30 países (Europa, América Latina e, pela primeira vez, o mercado norte-americano). Os stands disponíveis para as áreas comerciais (180 stands) e governamentais e institucionais (72 stands) foram todos vendidos, garantindo uma consolidada agenda de negócios para as rodadas deste ano. Os números da BNTM de 2009 qualificam a bolsa e garante a profissionalização e o sucesso de negócios na edição do Ceará.Sobre o evento

Sobre o evento

A BNTM é uma iniciativa da Fundação CTI-NE, com o objetivo de aproximar o trade turístico internacional e nacional – hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas – dos maiores compradores do destino Nordeste do país e do mundo. Em 2009, a bolsa ampliará os mercados da Europa e do Cone Sul e, pela primeira vez, receberá compradores dos EUA e de outras regiões do Brasil.

Apoios e patrocínios

A 18ª Brazil National Tourism Mart – BNTM, promovida pela Fundação CTI-NE e pela Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, conta com a união de interesses e esforços entre setores público e privado para a realização da maior bolsa de negócios de turismo do destino nordeste.

A BNTM de 2009 conta com os imprescindíveis apoios e patrocínos do Ministério do Turismo/Embratur e do Governo do Estado do Ceará. A bolsa conta, também, com os apoios da ABIH-CE, da Infraero, do Sebrae.

Além disso, as companhias aéreas TAP, Delta Airlines, American Airlines, TAM, Gol/Varig e TAF apóiam o evento com passagens e indicação de compradores de acordo com os mercados que cada uma opera.

Para a estrutura de hospedagem dos participantes, a Associacao Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH – apoia o evento, com 32 hotéis recebendo os buyers e jornalistas, ambos segmentos nacionais e internacionais, e com reducao de tarifas para os suppliers (confira a listagem de hotéis credenciados que oferecem tarifas reduzidas no endereço: www.bntm.com.br/hoteis).

Impacto regional

Com a realização da BNTM, os estados da região que fazem parte da CTI Nordeste fortalecem seus destinos com compradores internacionais e nacionais. Tradicionalmente, o aumento da demanda externa é de 8% e 12%. O crescimento para o estado anfitrião pode chegar a 15%. Desde a implementação da BNTM no Nordeste, o contato com os compradores internacionais do destino Nordeste não é mais concentrado no eixo Rio - São Paulo. A partir do relacionamento direto proporcionado pela BNTM, os estados nordestinos se fortalecem e as estratégias de investimentos governamentais e privados para o setor se ampliam.

Programação BNTM 2009

Dia 22 de abril (quarta)

- 9h às 17h – Credenciamento no Centro de Convenções
- Chegada das Delegações (Aeroporto – Hotel)

Dia 23 de abril (quinta)

- 9h às 17h – Entrega das Credenciais dos Expositores
- 20h30 – Abertura Oficial do evento no La Maison Dunas. Av. Engenheiro Luis Vieira, 555. Bairro Dunas.

Dia 24 de Abril (sexta)

- 8h – Abertura área Institucional/Governamental e Comercial;
- 8h30 às 9h30 – Entrega das agendas aos Buyers e Suppliers
- 9h30 às 12h – Rodadas de Negócios
- 11h30 – Coletiva de imprensa
- 12h15 às 14h – Almoço a todos participantes no Centro de Convenções
- 14h15 às 18h30 – Rodadas de Negócios
- 20h – Festa de encerramento oferecida pelo Estado de Pernambuco que sediará a BNTM 2010 – Local: Barraca Atlantidz. Endereço: Av. Zezé Diogo, 5581. Bairro Praia do Futuro.

Dia 25 de abril (sábado)

- 8h – 18h - Pós-Tour oficial para Hosted Buyers e Jornalistas - no Hotel Coliseu na Praia das Fontes.
- 8h – 16h - Pós-Tour oficial para Suppliers - no Hotel parque das Fontes, na Praia das Fontes e no Hotel Golfinhos, na Praia do Cumbuco.

Dia 26 de abril (domingo)

- 11h – 17h - Pós-Tour oficial para Hosted Buyers e Jornalistas, no Beach Park.
- Retorno das Delegações – Transfer Hotéis/Aeroporto

Dia 27 de abril (segunda)

- Retorno das Delegações – Transfer Hotéis/Aeroporto

Mais informações

Assessoria de Comunicação – 18ª BNTM (85) 3278.3794/8732-2041
ascomseturceara@gmail.com
www.bntm.com.br

Fonte: Governo do Ceará

  
  

Publicado por em