Ceará marca presença em eventos turísticos nacionais

Empresas cearenses participam no segundo semestre, com apoio do Sebrae/CE, de vários eventos de promoção turística nacional e internacional

  
  

Uma das estratégias de promoção dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas cearenses para o mercado consumidor é a participação em grandes eventos turísticos nacionais. O Sebrae/CE exerce uma forte atuação nesse sentido, apoiando a participação de empresários dos diversos segmentos turísticos e de todas as regiões do Estado em vários grandes eventos.

Entre eles, a Adventure Sports Fair, principal feira da América Latina dedicado ao turismo de esportes e aventura. O evento chega à sua 11ª edição e será realizado, em São Paulo, no período de 10 a 13 de setembro. A Adventure Sports Fair 2009 é uma feira voltada para o público final, que define entre os vários roteiros disponíveis seu próximo destino de viagem. O evento reúne os principais destinos e produtos turísticos do Brasil e da América do Sul. O Ceará estará presente também com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

“O evento é uma ótima oportunidade de colocar o Ceará na estante de produtos de turismo de aventura”, diz o gestor dos projetos de turismo do Sebrae/CE, Antônio de Matos Brito. De acordo com ele, oito empresas do Ceará terão apoio para participar do evento, sendo cinco delas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Ceará (Abeta/CE).

No mesmo período, paralelamente à feira, será realizado o Abeta Summit, maior encontro de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil e da América Latina. O encontro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, tem o apoio da Setur e será realizado pela Abeta em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur.

Com o tema ‘Aprenda, Inove e Venda’, o Abeta Summit 2009 irá reunir o trade nacional e internacional, entre operadores nacionais, receptivos locais, agentes de viagens, consultores em ecoturismo e turismo de aventura. O encontro de negócios contará com a presença de aproximadamente 100 operadores internacionais de mais de 20 países.

“A participação da Setur nestes eventos reforça a estratégia da secretaria de promover o Ceará como um destino de excelência de esportes e aventura. Por trazer um visitante com alto poder aquisitivo e que permanece por mais tempo no destino, o segmento de esportes e aventura é um dos mais importantes do Turismo”, afirma o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia.

Outros eventos

Outro importante evento que contou com a participação das micro e pequenas empresas cearenses foi o 13° Encontro Nacional dos Agentes de Viagem da Associação de Agências de Viagem de Ribeirão Preto (Avirp) e do Road Show de São Paulo, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH/CE), nos dias 28 e 29 de agosto. Foram seis empresários apoiados pelo Sebrae/CE, sendo dois do Litoral Leste, dois do litoral Extremo Oeste e outros dois de Fortaleza. A Setur também marcou presença no evento.

Participaram do evento operadores de turismo, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, governos estaduais, Conventions Bureau de todo Brasil e agentes de viagens do Estado de São Paulo. O mercado paulista é, hoje, o maior emissor de turistas para o Ceará. De acordo com a pesquisa realizada pela Setur e pelo Ibope sobre o perfil do turista que visitou o Ceará na alta estação de julho 2009, o Estado de São Paulo foi responsável por 24,4% do total de visitantes.

As feiras da Avirp têm se mostrado uma importante vitrine para promoção e divulgação de destinos turísticos, já que recebe profissionais de vários estados brasileiros que buscam novidades em produtos e serviços turísticos para as festas de final de ano, férias e feriados. No estande da Setur, os visitantes receberam material promocional sobre os principais equipamentos turísticos do Estado, além de informações atualizadas sobre novos projetos de infra-estrutura do Governo do Ceará.

Serviço:
Sebrae no Ceará – (85) 3255-6600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em