Chefs e produtores familiares são as atrações da Semana Mesa SP

O produtor familiar e a cozinha, o evento reúne chefs e produtores familiares em palestras e na feirinha de produtos orgânicos.

  
  

Eleito tema central pela Organização das Nações Unidas, a agricultura familiar está em alta em 2014. No Brasil é responsável por mais de 4,3 milhões de unidades produtivas, que correspondem a 84% do número de estabelecimentos rurais, e emprega 74% das pessoas envolvidas com setor agrícola.

Além dos números promissores, a agricultura familiar está inserida no dia a dia dos mais importantes chefs nacionais e estrangeiros que priorizam os ingredientes orgânicos para a elaboração dos seus pratos.

Essa conexão entre o produtor familiar e a cozinha será o tema da Semana Mesa SP de 2014, o maior evento de enogastronomia da América Latina que acontece entre os dias 3 e 5 de novembro no Centro Universitário Senac – Santo Amaro , São Paulo.

O evento é dividido em três momentos: o congresso internacional Mesa Tendências; o Mesa Ao Vivo, festival que acolhe aulas, workshops e degustações com chefs e o Farofa, que estreia neste edição e funcionará como uma feirinha gastronômica orgânica e reunirá 18 trucks food, 10 barracas de chefs e 10 produtores oriundos de todo o País.

Durante o congresso internacional Mesa Tendências, notáveis chefs acompanhados de seus produtores ministrarão palestras sobre as parcerias entre o cultivo sustentável e as necessidades específicas da cozinha, a exemplo da chef Roberta Sudbrack que apresentará a produtora Dona Fátima (brotos e ervas), da Sítio Verde Orgânicos, Brejal-Petrópolis/RJ; o chef Guga Rocha e a produtora Rafaela Suassuna (queijo de cabra inspirado nos quilombos), de Recife/PE; e pelos chefs Thiago Castanho ao lado do produtor Jairo Paulo Viegas (ostra, turu e carangueijo), de Pereru de Fátima - São Caetano de Odivelas/PA.

Os produtores familiares também terão destaque no Farofa. Por lá, o público poderá interagir e comprar os ingredientes diretamente dos produtores de diferentes regiões do País como o café, cultivado da Fazenda Alegre, de São João da Boa Vista (SP); o mel nativo da Amazônia ou provar o queijo de cabra da produtora Rafaela Suassuna, de Recife (PE).

Serviço:

Semana Mesa SP – Conexão Essencial: o produtor familiar e a cozinha

Data: de 3 a 5 de novembro

Local: Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro- São Paulo

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Felipe Senna

  
  

Publicado por em