Circuito do Conhecimento discute Educação Patrimonial aliada ao Turismo em Nova Era

A proposta é discutir a Educação Patrimonial como um processo permanente que envolve a comunidade dos destinos turísticos na gestão do patrimônio, com implementação de ações educativas de apropriação e valorização do patrimônio cultural.

  
  
Vista Panorâmica Nova Era-MG

A Associação do Circuito do Ouro promove no dia 30 de setembro (quarta-feira), a terceira edição do Circuito do Conhecimento de 2009, no município de Nova Era. Com o tema “Educação Patrimonial aliada ao Turismo” o evento traz palestras e debates destinados a gestores públicos, empresários do turismo, trade turístico, estudantes e interessados no assunto. A proposta é discutir a Educação Patrimonial como um processo permanente que envolve a comunidade dos destinos turísticos na gestão do patrimônio, com implementação de ações educativas de apropriação e valorização do patrimônio cultural.

A socióloga e professora Celina Albano é um dos destaques da programação com a palestra “Educar para preservar”. A arquiteta Viviane Braga, da empresa Aro Arquitetos, de Belo Horizonte, vai apresentar sua experiência com um projeto de Educação Patrimonial desenvolvido em Nova Era, em 2007, que envolveu a comunidade em visitas guiadas aos monumentos tomabados.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (31) 3287-4242 ou pelo e-mail acomg@globo.com. As vagas são limitadas.

O ‘Circuito do Conhecimento’ é uma série de eventos que visa gerar e compartilhar informações sobre a realidade e a potencialidade da atividade turística no Circuito do Ouro, além de integrar os municípios.

Mais sobre o Circuito do Ouro

O Circuito do Ouro é formado por 17 municípios que surgiram nos séculos XVII e XVIII: Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo. Estão espalhadas por esse Circuito esculturas de Aleijadinho, pinturas de Athayde, obras barrocas, museus, segredos da história de Minas Gerais, representados nas manifestações culturais, além das riquezas naturais, como matas, serras e trilhas, e a preciosa culinária mineira. A Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro abrange prefeituras, associações comerciais e iniciativa privada, promovendo um discurso mais aprofundado, baseado no associativismo, entre os vários atores do turismo municipal. Em 2009, o Circuito ganhou o Prêmio de Planejamento e Gestão do Turismo Regional, do Ministério do Turismo.

Serviço
Circuito do Conhecimento – Tema: Educação Patrimonial aliada ao Turismo
Dia 30 de setembro, quarta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: Automóvel Clube de Nova Era - Rua Governador Valadares, 430 – Centro (Nova Era/MG).
Informações e inscrições: (31) 3287-4242

Fonte: Assessoria ConversoCom

  
  

Publicado por em