Circuito Mantiqueira vai lançar Cartilhas e Jogos Educativos em Campos do Jordão (SP)

O conteúdo destes materiais, foi desenvolvido em oficinas realizadas com professores e coordenadores de educação das 7 cidades do Circuito Mantiqueira.

  
  

Idealizado com o objetivo de fomentar o turismo regional, principalmente, na baixa temporada, o “Projeto Circuito da Mantiqueira”, lançado nacionalmente, no dia 4 de abril deste ano em Campos do Jordão, no Grande Hotel Campos do Jordão, como resultado da parceria entre o CJRC&VB-Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e o Sebrae-SP, avança agora em mais uma importante etapa de sua consolidação no cenário nacional.

Segundo o presidente do CJRC&VB, órgão gestor do Circuito, Hans Taube, no dia 29/10/2008 as 10:00h, no Grande Hotel Campos do Jordão–Senac, será realizada a cerimônia de Lançamento oficial da Cartilha "Um passeio pelo circuito Mantiqueira e dos Jogos Educativo Nos Trilhos da Mantiqueira", que serão distribuídos para todos os alunos de 3ª e 4ª séries das escolas públicas e privadas das 7 cidades do Circuito Mantiqueira.

De acordo com Taube o conteúdo destes materiais, foi desenvolvido em oficinas realizadas com professores e coordenadores de educação das 7 cidades do Circuito Mantiqueira.

“Neste material o Turismo é abordado de forma lúdica, apresentando todas as riquezas naturais e culturais do nosso Território”, explica, acrescentando que “ esta ação faz parte do Foco de Sensibilização e Envolvimento da Comunidade”.

A Gerente Executiva da Entidade, Roselaine Dantas, que também está à frente da coordenação dos trabalhos do Circuito, diz que o mesmo envolve sete cidades da região, todas com forte vocação para diferentes tipos de turismo, considerando os recursos naturais, culturais, rurais e históricos que disponibilizam. São elas: Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão, Piquete, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos (por meio do distrito São Francisco Xavier).

“O total geral de investimentos neste projeto , nesta primeira fase, é de R$ 1.179.640, sendo 44,68% para o Sebrae e 55,32% para o Convention & Visitors Bureau”, afirma.

Sobre o Circuito Mantiqueira:

O Circuito Mantiqueira é um território formado por sete municípios paulistas que têm em comum a Serra da Mantiqueira, localizada no extremo leste do Estado de São Paulo, divisa com os estados de Minas Gerais (sul de Minas) e Rio de Janeiro (sul fluminense).

A vocação turística deste território é evidenciada pelo potencial natural, caracterizado pelo clima de montanha, cachoeiras, picos, mirantes, rios cristalinos, parques florestais, fauna, flora, e também pelo potencial cultural nas mais variadas e diversas expressões festivas, artesanais, arquitetônicas, musicais, cênicas, plásticas, além de todo parque de produção associada ao turismo, tais como fazendas típicas (morango, cogumelo, ervas, café ), entre outros produtos turísticos formatados.

A localização da região é outro fator favorável ao investimento turístico. As cidades estão próximas umas das outras e entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da proximidade com o litoral e pólos de turismo consolidados, como Aparecida.

O projeto do Circuito Mantiqueira está sendo realizado há 5 anos, cada vez com maior organização e comprometimento dos municípios. “ O apoio do Sebrae, das sete prefeituras e da iniciativa privada são fundamentais para o sucesso da iniciativa”, ressalta o presidente do CJRC&VB, o empresário Hans Otto Taube.

Fonte : Amazonas Press Assessoria & Comunicação

  
  

Publicado por em