Começa a primeira edição da Caranava Brasil 2007

Nesta semana, operadores de turismo do mundo todo são convidados a participar da saída da primeira edição da “Caravana Brasil” de 2007. Os profissionais irão visitar diversos destinos no Brasil nos segmentos

  
  

Nesta semana, operadores de turismo do mundo todo são convidados a participar da saída da primeira edição da “Caravana Brasil” de 2007. Os profissionais irão visitar diversos destinos no Brasil nos segmentos de ecoturismo, sol e praia, negócios e eventos, cultura e esporte. O programa é iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a BITO (Brazilian Incoming Travel Organization).

As viagens serão feitas entre os dias 23 e 27 de maio. Nos dias 28 e 29, os operadores irão se encontrar no Rio de Janeiro para o DBS - Destination Brazil Showcase, evento organizado pela BITO. A rodada de negócios, onde os executivos podem trocar informações com profissionais de turismo local, será no dia 29.

Esta edição vai seguir os moldes do ano passado: diversas viagens, com operadores vindos de países diferentes, acontecem ao mesmo tempo para que, ao final, eles possam iniciar parcerias com profissionais brasileiros do setor. “É uma forma de aumentar ainda mais a qualidade das viagens e ampliar a possibilidade de futuros negócios”, explica a gerente de Apoio à Comercialização do Instituto, Jurema Monteiro.

Segundo ela, o sucesso da promoção do Brasil no exterior se deve ao conjunto de ações realizadas pela Embratur, entre elas, a “Caravana Brasil”. “O programa é fundamental porque com a experiência vivida no País, os operadores conhecem pessoalmente a alegria das pessoas e a beleza dos lugares”, acredita.

Para a primeira edição, operadores da Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia vêm para o Brasil acompanhados dos executivos dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior.

Mais informações sobre as viagens no site do Destination Brazil Showcase www.destinationbrazil.com.br.

Mídia exterior – Como resultado da “Caravana Brasil” de 2006, o jornal japonês “ Travel Vision”, especializado no setor de turismo, publicou uma reportagem sobre o Brasil. O veículo abordou os resultados obtidos pelos seis integrantes que conheceram a região de Bonito (MS), por meio do projeto, em novembro do ano passado.

Três operadores de turismo, dois jornalistas e uma assistente do Escritório de Promoção Turística do Mercosul no Japão fizeram parte do grupo. A edição da Caravana foi realizada em parceria com a JICA (sigla, em inglês, para a Agência de Cooperação Internacional do Japão).

Histórico - O programa “Caravana Brasil” existe desde 2003 e visa apoiar a comercialização dos produtos, serviços e destinos brasileiros no exterior. Os operadores têm a chance de conhecer a infra-estrutura, os equipamentos e os atrativos com olhos de turistas. Assim, podem avaliar o produto que irão comercializar.

Confira abaixo um quadro com os principais dados sobre os quatro anos de atividades da ação da Embratur:


2003


2004


2005


2006


TOTAL

Edições

====

06

19

32

43

100


Operadores Atendidos

89

190

287

326

892


Destinos Visitados

16

86

165

182

449

Fonte: Ministério do Turismo

  
  

Publicado por em