Começa o Festival de Inverno em Monte Verde

Região quer se transformar em polo turístico

  
  
Prefeito de Camanducaia, Célio de Faria Santos, Jussara Rocha, Luiz Barreto, e Gustavo Arrais com outros prefeitos da região

A abertura do Festival de Inverno de Monte Verde, no distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, neste sábado (25), foi uma oportunidade para a avaliação da atividade turística na região e muitas reivindicações foram feitas ao ministro do Turismo, Luiz Barreto. A promessa do ministro é que vai avaliar o pedido de construção de um calçadão na Avenida Monte Verde, que concentra a maior parte dos atrativos turísticos da localidade. A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, Jussara Rocha, demonstrou apoio ao projeto.

Para Jussara Rocha, é fundamental que o Ministério do Turismo, a SETUR-MG, os municípios e as associações de circuitos turísticos trabalhem juntos, contando ainda com o empenho dos deputados que podem apresentar emendas orçamentárias que garantam os investimentos em infraestrutura tão importantes para a atividade turística. “Todos precisam entender o turismo como uma grande rede articulada que para se profissionalizar necessita de visão empreendedora, como a dos empresários de Camanducaia, em busca de ações integradas com o poder público para a organização das regiões turísticas.”

O secretário Municipal de Turismo e Cultura de Camanducaia e presidente da Associação do Circuito Turismo Serras Verdes de Minas, Gustavo Arrais, revelou que um dos principais desafios é ampliar a oferta de atrativos para o turista nas várias cidades vizinhas de Camanducaia, como Extrema e Gonçalves, que também estão próximas de São Paulo. “Ministro queremos transformar toda a região num polo turístico, o que elevará a permanência dos turistas nas nossas cidades. E podemos fazer isso criando a rota do morango, do vinho e vale do luar, por exemplo. Também temos que seguir investindo em infraestrutura, melhorando vias e criando um calçadão fechado na Avenida Monte Verde”, disse.

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, disse que com a visita a Monte Verde finalizou o circuito pelos principais destinos de inverno do país. “Fiz isso com o objetivo de reafirmar às pessoas que o Brasil não é somente sol e praia. Temos serras e montanhas com atrativos incríveis. O Governo Federal vem tentando intensificar as parcerias para ampliar os investimentos em infraestrutura turística. Vou avaliar com carinho a reivindicação do calçadão na Avenida Monte Verde. Espero que a minha próxima visita aqui seja para assinar o início desta obra. ”

Luiz Barreto lembrou que Minas Gerais é uma grande porta de entrada de turistas no Brasil e também de investimentos já que o Estado vem concentrando esforços e se consolidando como uma das referências para o Turismo de Negócios no país.

Na avaliação do deputado Federal, Odair Cunha, PT, em Camanducaia, a iniciativa privada apostou ainda mais no turismo daí o município ter se tornado um destino que atrai tantos turistas. “Certamente, é uma região que necessita de mais investimentos em infraestrutura devido ao dinamismo da atividade turística. Faremos o que for possível. 80% das minhas emendas parlamentares são voltadas para infraestrutura turística.”

O prefeito de Camanducaia, Célio de Faria Santos, entregou uma lista de investimentos necessários para a região ao ministro, com destaque para o asfaltamento do trecho de estrada entre Camanducaia e Gonçalves e aproveitou para agradecer por outra obra já em andamento. “Estamos muito satisfeitos que o asfaltamento da estrada entre Camanducaia e Monte Verde esteja se tornando realidade graças aos investimentos do Ministério do Turismo em parceria com o Governo de Minas”, revelou.

Estão sendo recuperados 35 quilômetros de estrada, dos quais 15 quilômetros já receberam a primeira capa de asfalto. No restante do trajeto está sendo feita a preparação da pista. A obra está estimada em cerca de R$10 milhões, custeados pelo MTur e Governo de Minas.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno de Monte Verde é um atrativo a mais para os turistas que lotam a charmosa cidade, no Sul de Minas, para aproveitar a estação fria do ano. Os shows acontecem em um palco montado no portal, logo na entrada do distrito. A programação vai até o dia 2 de agosto.

Até lá os estabelecimentos de hospedagem da localidade estarão com ocupação máxima, mais ainda é possível encontrar vagas em hotéis de menor porte e pousadas. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura estima aumento de 15% no número de turistas em julho deste ano comparado com o mesmo mês do ano passado.

Além da natureza exuberante, Monte Verde, conhecido como a “Suíça brasileira”, tem vários restaurantes e bares que oferecem fondues, sopas, caldos e chocolates – delícias que agradam em cheio no inverno.

O turista também pode andar de quadriciclo, montar a cavalo, fazer caminhadas, escaladas e até praticar patinação no gelo. Minas são muitas, e uma delas está em Monte Verde. O distrito foi eleito, em 2008, o melhor destino de inverno do país com 44% dos votos em enquete do site Viaje Mais – do Guia 4 Rodas.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em