Comitê Gestor vai integrar roteiros turísticos do Nordeste

Alagoas, Pernambuco e Paraíba unem esforços para o desenvolvimento dos pequenos negócios ligados ao turismo; um Comitê Gestor será oficializado no dia 17 de março

  
  

Na última sexta-feira (6), empresários do setor turístico, representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae em Alagoas e das Secretarias de Turismo dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco participaram de uma reunião em Maceió (AL) para discutir a criação de um Comitê Gestor para coordenar a integração de roteiros turísticos.

Durante o encontro foi realizada uma Oficina de Sensibilização do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar, com o objetivo de apresentar e alinhar as ações do projeto de Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que agrega os três estados.

O projeto visa a criação de um roteiro turístico nos territórios de forma articulada e integrada. “A criação e consolidação de um roteiro turístico integrado é o primeiro passo para o desenvolvimento sociocultural, ambiental e econômico dos territórios. Com a formação do Comitê Gestor haverá uma união estruturada, realizações de consultorias e capacitações para que essa rede se fortaleça de forma sustentável, gerando frutos para os empresários”, disse a diretora técnica do Sebrae/AL, Renata Fonseca.

O Comitê Gestor será responsável por tornar o processo participativo e cooperativo, e terá que sincronizar as ações em todos os territórios, entre elas a realização de consultorias nas áreas de turismo, mercado e produção associada, além de captar parceiros e recursos para promover melhorias nas cidades que farão parte do roteiro. Em Alagoas, os municípios envolvidos são Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Pilar, Rio Largo e União dos Palmares.

A oficialização do Comitê Gestor está prevista para o dia 17 de março e o roteiro deverá ser lançado em julho, durante o Salão do Turismo, em São Paulo.

Civilização do Açúcar

O projeto Roteiro Integrado Civilização do Açúcar é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Instituto Marca Brasil e Sebrae Nacional junto aos empresários e gestores dos municípios contemplados. Seu objetivo é integrar os roteiros turísticos, explorando a riqueza cultural das cidades onde estão localizadas as fazendas de engenho, que abrangem os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Além de promover a integração dos três estados, o projeto beneficiará o turismo de um modo geral, contemplando a gastronomia, artesanato, folclore, festas populares e, por conseguinte, os engenhos, com a fabricação e comercialização de produtos derivados do açúcar, como a cachaça, rapadura, álcool e doces.

Segundo Wilken Souto, coordenador do Ministério do Turismo, o projeto envolve 22 municípios de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, e traz grandes oportunidades de desenvolvimento para estes territórios. “Com o projeto Civilização do Açúcar, estaremos oferecendo o turismo cultural e rural como uma opção a mais para o turista, além de promover a interiorização do turismo e gerar emprego e renda no interior”.

Serviço:
Sebrae em Alagoas - (82) 4009-1600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em