Congresso Brasileiro de Guias de Turismo começa com notícia positiva

Lei estadual que regulamenta a profissão de guia de turismo é apresentada na abertura do congresso em Maceió

  
  

Mais de 800 profissionais do turismo estiveram presentes na abertura do 29º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, nesta última quarta (13), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Na ocasião, o secretário estadual de Turismo, Virginio Loureiro, entregou ao presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur-AL), Jailson Cabral, a minuta do decreto governamental que regulamenta a profissão de guia de turismo em Alagoas.

De acordo com o secretário, este é um grande passo para o setor, que visa à qualificação dos serviços, aliada a investimentos em infraestrutura de equipamentos turísticos. A lei é de autoria do deputado estadual Judson Cabral, que esteve presente na abertura do congresso.

“Sabemos que o guia é um profissional fundamental para a atividade turística, que merece o nosso respeito, pois é ele quem apresenta o destino diretamente ao turista e divulga sempre as belezas e atrativos do Estado”, destaca Loureiro.

Assim como Virginio, o deputado Judson lembrou a importância do debate de ideias para o setor, neste momento em que o turismo se configura como uma das atividades mais importantes da economia, com grande potencial de gerar riquezas e emprego.

Já o presidente do Sindicato dos Guias, Jailson Cabral, apresentou as belezas de Alagoas para os participantes do evento, que vem de todos os Estados brasileiros. Uma surpresa para os congressistas foi a presença do prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que se apresentou com seu grupo de forró.

Ainda estiveram presentes na solenidade outras autoridades, como o representante do Ministério do Turismo, Bruno Reis, a presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Cristina Baumgarten, e a secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessoa.

A secretária Cláudia Pêssoa ressaltou o momento em que o turismo está passando, de desafios e oportunidades, por isso também, a ocasião oportuna de se debater essa atividade com os profissionais que bem a representam.

Segundo a presidente da Fenagtur, Cristina Baumgarten, há no País cerca 18 mil profissionais atuando na atividade de guia de turismo. “Vamos debater o papel do guia de turismo na preservação do meio ambiente e da cultura, pois queremos um guia mais consciente, que realize um trabalho educativo junto aos turistas”, diz Cristina.

Com o tema “A Importância do Guia de Turismo na Preservação do Meio Ambiente”, o evento prossegue até domingo (dia 17), e reúne cerca de 800 profissionais do setor.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em