Congresso SAE BRASIL 2007 mostra tecnologias futuras para o transporte ferroviário

O XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que ocorre de 28 a 30 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, terá sessão especial de artigos técnicos espec

  
  

O XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que ocorre de 28 a 30 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, terá sessão especial de artigos técnicos específicos sobre o setor ferroviário, em que especialistas mostrarão como as tecnologias futuras poderão ser aplicadas no trem e na ferrovia. São três ‘papers’, com apresentações dia 30, a partir das 10h30.

O primeiro trabalho, intitulado "Ensaio de Tenacidade à Fratura em Rodas Ferroviárias", é assinado por Domingos José Minicucci, diretor de Tecnologia da MWL Brasil, mostra a evolução do processo de fabricação de rodas, que teve de se adaptar para atingir os requisitos dos ensaios de tenacidade. O ‘paper’ traz os resultados obtidos em rodas forjadas fabricadas para New York City Transit, New Jersey Transit, Companhia Vale do Rio Doce e outras.

Já o ‘paper’ Sistemas de tração para veículos ferroviários de passageiros – tecnologia Diesel Hidráulica, uma alternativa para o mercado Brasileiro, de Adelson Portela Martins Junior, engenheiro de Vendas e Aplicação da Voith Turbo, apresenta as vantagens do sistema de tração diesel hidráulico (DH) em comparação com outros sistemas, como o elétrico e o diesel elétrico (DE).

Segundo o autor, as vantagens do DH sobre o DE é que o DH dispensa motor de tração, apresenta baixo nível de obsolescência, não há necessidade de sistemas eletrônicos de potência, tem menos componentes e menos peso, o que possibilita carregar mais passageiros.

O terceiro, de Ronaldo de Faria Antunes, engenheiro de Pesquisa e Aplicações da V&M do Brasil, tem como tema Eixo Ferroviário Tubular e se refere ao desenvolvimento do projeto de eixo ferroviário tubular para ser aplicado em vagões de carga como alternativa de baixo peso em relação ao eixo convencional maciço.

Segundo o autor, a redução de 5% da tara de um vagão de carga possibilita o aumento da carga útil em cerca de 1%, sem aumento da carga total sobre a via férrea, com redução do consumo de combustível e da emissão de poluentes por tonelada útil transportada.

Além dos artigos técnicos, o Comitê Ferroviário do XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL realizará, no dia 30, às 13h, o fórum Desafios Tecnológicos da Ferrovia no Brasil, com a participação de Rodrigo Villaça, diretor executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários); Luis Ferrari, diretor comercial da Alstom e José Antônio Rodrigues, presidente da Amsted-Maxion, com mediação de Gerson Toller, diretor da Revista Ferroviária.

Com o tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, o Congresso SAE BRASIL 2007, será realizado de 28 a 30 de novembro, e contará com 20 fóruns de debates, organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio, além apresentação de 190 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia. Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.

Serviço:

XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil

Data: de 28 a 30 de novembro

Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas B.Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)

Fonte: Companhia de Imprensa

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em