Conotel 2009 discutirá a conjuntura internacional e a hotelaria brasileira

Tema escolhido pretende discutir os efeitos da crise no turismo interno e externo

  
  

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional - a 51º edição do Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel) acontece nos dias 17, 18 e 19, de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Esse ano, com o tema "A Conjuntura Internacional e a Hotelaria Brasileira", o congresso terá a presença de consultores internacionais e nacionais que apontarão os caminhos e as novas tendências da economia que indicam recuperação para o setor diante da crise mundial e seus efeitos no mercado global.

Muito se têm discutido sobre suas causas e maneiras de minimizar suas consequências. Em momentos assim, a melhor alternativa é discutir para, através do debate coletivo de idéias e propostas para o futuro, encontrar as soluções e os caminhos para atingi-las. "Essa edição do Conotel, pela primeira vez volta sua atenção para o MERCOSUL. O intercâmbio será bastante saudável já que os países que compõem o bloco têm realidades muito próximas. O evento reunirá um número expressivo de autoridades federais e estaduais, de vários estados brasileiros, além de autoridades e líderes de diferentes segmentos da indústria hoteleira e do turismo nacional e internacional. Certamente, teremos um debate ao alto nível", explica o presidente da ABIH Nacional, Álvaro Bezerra de Mello

Internacionalização

Uma dos pontos de destaque do congresso desse ano será sua internacionalização. Pela primeira vez terão debates e palestras envolvendo o MERCOSUL e seus representantes, tanto nas discussões relativas a soluções para a indústria hoteleira, relacionadas com o mercado interno, quanto naquelas que tratam do turismo como um todo. Os organizadores estão fechando a composição da agenda com palestrantes internacionais vindos da Escola Suíça de Hotelaria, dos EUA e do Oriente Médio. "Temos alguns nomes nacionais e internacionais confirmados e em breve divulgaremos a programação completa do evento. Já posso adiantar a jornalista Miriam Leitão, Augusto Barbosa Mariano, secretário municipal de Turismo de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Ali Al Taher, da AST Holdings, e Ruud J. Reuland, da Ecole Hotelerie Lausanne estão confirmados", explica Bezerra de Mello.

Infra-estrutura moderna

Com o crescimento do evento nos últimos anos, sofisticou-se também a infra-estrutura para receber palestrantes, convidados e o público. "Estamos preparados para oferecer um debate de alto nível de conteúdo e para isso montamos uma estrutura do mesmo porte", conta o presidente da ABIH Nacional. Para esse ano, as palestras contarão com inovações tecnológicas e os participantes do evento poderão assistir entrevistas exclusivas gravadas com líderes do turismo mundial como Jean-Claude Baumgarten, presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC) e de Taleb Rifai, Secretário Geral da OMT.

Tema e cases de destaque

Segundo o diretor da ABIH Nacional, Alexandre Sampaio, entre os cases analisados, um merece destaque: "no congresso todos poderão conhecer melhor as experiências bem sucedidas de empreendimentos, como o do Hotel Pelé, em Dubai, que diversificou sua estratégia de captação de hóspedes oferecendo o que vem sendo chamando de "turismo de sensações", onde o hotel tem tanta ou mais importância que o destino".

Eventos sociais e network

Como em outros anos, parte da programação é dedicada aos eventos sociais. Eles possibilitam a realização de networks de uma forma mais descontraída e, muitas vezes, aprofundam temas através da troca de experiências e debates informais trazidos à tona em palestras e oficinas. Segundo os organizadores, as atrações desse ano prometem superar as do ano passado, quando foi realizada uma festa no Morro da Urca e no Barco Pink Fleet, do empresário Eike Batista.

Programação Conotel 2009

No primeiro dia do congresso, após a abertura solene que contará com a presença de autoridades federais e estaduais, além da liderança nacional do trade turístico, sob a coordenação de um economista renomado, terá início a programação temária do evento que levanta questões relativas a conjuntura internacional e a hotelaria brasileira. Um dos assuntos discutidos será a importância da integração com os países vizinhos no painel "Hotelaria da América Latina: Momento de Integração". No dia 18, a primeira questão em pauta será a "Excelência em Qualidade: Padrão Internacional de Atendimento", seguida do painel que abordará os "Cruzeiros Rodoviários: Impulsionando os Roteiros Turísticos e a Ocupação Hoteleira". Outro tema bastante atual, diz respeito a economia verde e é levantado no painel "Sustentabilidade: Melhores Práticas Sociais". O último dia do encontro trará para os participantes uma ampla discussão sobre "Capacitação Profissional: Novos Caminhos com a Democratização do Ensino". Para encerrar o congresso, o assunto escolhido foi o "Turismo de Luxo": Potencializando Destinos. Além das sessões plenárias, elaborada por consultores e especialistas do setor, o evento prevê a realização de atividades paralelas como c iclo de workshops e s essões técnicas pelas entidades apoiadoras do evento e por instituições como Senac e Sebrae .

Para Álvaro Bezerra de Mello, presidente da ABIH Nacional, os temas apresentados além de abordar o momento econômico mundial e suas conseqüências, também tratam de questões reais inseridas no dia-a-dia das operações comerciais e de extrema importância para o turismo nacional. Segundo a organização do evento os números deverão ultrapassar a expectativa feita para essa edição de cerca de 800 convidados, 100 empresas entre expositoras e patrocinadores, 1.000m² de produtos, serviços e equipamentos do setor e cerca de 3.000 visitantes.

Inscrições

ATENÇÃO: Os valores especiais para inscrições antecipadas estão mantidos!
Tabela de Valores para Inscrições

Caravanas

A ABIH, em parceria a CVC e o Sebrae, desenvolveu uma opção super especial para micro e pequenos empresários participarem do CONOTEL 2009. Veja as cidades participantes e informe-se no SEBRAE mais próximo sobre a possibilidade de você ir e não deixar esta oportunidade passar.

Link para CARAVANAS PARA CONOTEL.

Valores: R$ 200,00 em apto duplo e R$ 400,00 em apto single.

ATENÇÃO:
Prazo para inscrições nas Caravanas: 13 de agosto (vagas limitadas)

A inscrição nesta categoria inclui:

- Inscrição CONOTEL considerando participação nas Sessões Técnicas, na Solenidade de Abertura seguida de coquetel, visita a Hotel Expo, coffee-breaks, almoço tipo lunch-box e material do participante;

- Transporte diurno em ônibus de turismo com destino ao Rio de Janeiro, com hospedagem no período de - 17/08 a 19/08/09 (03 Dias e 02 Noites) - em hotel 3 estrelas no s hotéis oficiais, café da manhã, Traslado Hotel X Local do Evento X Hotel e retorno a cidade de origem, desde que dentro dos horários e locais previamente estabelecidos;

- O congressista que se desligar da Caravana não terá direito a reembolso, seja este parcial ou integral;

- Importante: Só serão considerados para as caravanas os congressistas que efetuarem o pagamento de sua inscrição e receberem a confirmação da mesma. Fique atento.

Serviço:

- Site Oficial do 51º Congresso Nacional de Hotéis

- Programação do evento:

- Inscrições

- Caravanas

  
  

Publicado por em