Consciência ecológica e turismo em Tibagi

Programa de Regionalização do MTur premia projeto paranaense durante o 5º Salão do Turismo, que será realizado no fim do mês, em São Paulo

  
  

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo, premiará dez Casos de Sucesso no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O Paraná venceu com o projeto Recicla Tibagi, que dividiu com Santa Catarina o primeiro lugar na categoria Sustentabilidade Ambiental em Municípios. Os projetos foram analisados por uma comissão de especialistas, que selecionou os casos que se destacaram, ao aliar seus potenciais turísticos a iniciativas ecológicas, sociais, culturais e históricas.

A destinação adequada do lixo produzido nas grandes cidades é um problema global. Os depósitos a céu aberto geram impactos negativos ao meio ambiente e prejudicam a ordem social, uma vez que catadores de material reciclável arriscam a vida nesses espaços, em busca de uma fonte de renda.

Em 2009, a Prefeitura Municipal de Tibagi (PR) criou o Programa Recicla Tibagi, referência na destinação correta de resíduos sólidos no Paraná. O principal objetivo é reaproveitar todo o tipo de resíduo doméstico, por meio de separação sistemática. O programa ampliou a vida útil do aterro e tem gerado emprego e renda por meio da associação de trabalhadores.

Além de garantir um destino correto ao lixo, o programa também se empenha em conscientizar a população e valorizar o trabalho dos agentes ambientais. Diariamente, Tibagi produz oito toneladas de lixo, das quais 56% são transformadas em composto orgânico, 28% em material reciclável e apenas 16% segue para um aterro como rejeito.

O município de Tibagi possui grande potencial turístico, com o Parque Estadual do Guartelá (sexto maior cânion do mundo), e belezas naturais diversas que incentivam à prática do turismo de aventura. E com o sucesso programa, une turismo e responsabilidade ecológica.

Programa de Regionalização no 5º Salão do Turismo - Como parte do Programa de Regionalização do MTur, o Troféu Roteiros do Brasil incentiva a estruturação dos destinos, qualificação de serviços turísticos, ampliação da permanência e o gasto médio dos turistas.

Os vencedores receberão o troféu durante uma solenidade no dia 27 de maio, no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo (SP), de 26 a 30 deste mês. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apoia a premiação. Os casos também serão apresentados no Núcleo de Conhecimento do Salão, em formato de palestras em 28 e 29 de maio.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em