Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina definiu ações em reunião na manhã desta última segunda-feira

O secretário Gilmar Knaesel abriu os trabalhos falando sobre o sucesso da integração entre as três áreas, turismo, cultura e esporte.

  
  

O secretário Gilmar Knaesel abriu os trabalhos falando sobre o sucesso da integração entre as três áreas, turismo, cultura e esporte, proposta pelo Governo do Estado e da importância das atividades desenvolvidas pelos conselhos neste contexto. “Tamanha é a necessidade dos conselhos de turismo, cultura e esporte e o sucesso de suas ações, que durante o Fórum Nacional do Turismo, o presidente Lula citou Santa Catarina como exemplo de Estado em gestão”, disse o secretário.

Durante a reunião o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, pediu uma participação mais efetiva dos municípios e a luta para melhorar a capacitação dos serviços para o turista, da sinalização turística e infra-estrutura. A apresentação do orçamento 2009 para os Fundos Estaduais de Incentivo ao Turismo, Cultura e Esporte, para os municípios, poderes, para a Secretaria, Santur, FCC, Fesporte, SDR’s e Conselhos. Devido a alguns fatores citados pelo secretário Gilmar Knaesel, como a crise, a alteração do sistema de captação e a crise econômica, o orçamento previsto para 2009 para o turismo, e conseqüentemente para o Conselho, será menor que em 2008. Apresentando até o momento uma perda de R$ 29 milhões na arrecadação dos três Fundos, em comparação a 2008. Tendo em vista o momento econômico, o secretário sugeriu que fosse estipulado um teto para a apresentação de projetos. O Conselho ainda discutirá na próxima reunião, uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Secretaria de Educação utilizando o calendário de férias como aliado para fomentar o turismo interno.

A realização em Florianópolis do Congresso Mundial de Turismo do WTTC e do Festival de Integração Multicultural – FIMC - em maio foram temas que surgiram durante toda a reunião, desde a previsão de participantes até a divulgação do evento.

Fonte: Secretaria de Turismo de Santa Catarina

  
  

Publicado por em