Conselho Estadual de Turismo do Piauí terá planejamento até 2010

Será realizada uma oficina no dia 28 de maio para que seja criada uma agenda de atividades do Conselho, definindo atribuições e metas a cumprir.

  
  

O consultor do Ministério do Turismo, Gileno Vila Nova, após proferir palestra sobre Gestão Descentralizada e Compartilhada da Política Nacional de Turismo, para os membros do Conselho Estadual de Turismo, nesta quarta-feira (22), no prédio da Secretaria de Turismo, definiu atividades para criação de uma agenda de ações para o Conselho.

De acordo com ele, será realizada uma oficina no dia 28 de maio para que seja criada uma agenda de atividades do Conselho, definindo atribuições e metas a cumprir. “Aplicamos questionários com os membros do Conselho para trazer à tona pontos favoráveis e pontos desfavoráveis. Entre esses pontos, precisamos trabalhar o fortalecimento das entidades que fazem parte do órgão e a parceria com a iniciativa privada e também definir que ações o Conselho deve trabalhar efetivamente em prol do turismo”, disse o consultor.

Atualmente, o Conselho Estadual de Turismo não tem função deliberativa e sim consultiva, o que poderá sofrer mudanças. Gileno Vila Nova explica que se for preciso, o Conselho deverá, inclusive, redefinir suas funções e missão como forma de atuar plenamente na política de turismo do Estado.

Como parte do fortalecimento do Conselho, o Ministério do Turismo está oferecendo um curso de Formação de Gestores das Políticas Públicas do Turismo em ambiente virtual para 10 componentes do órgão. “Esse curso terá 80 horas-aula, distribuído em dois meses de atividades, como fóruns de discussões de conteúdo, enquetes, tutoria específica de educação a distância”, explica o consultor.

Durante a reunião, o secretário de Turismo e presidente do CET, Sílvio Leite, falou do trabalho da Secretaria em trazer voos para o litoral do Piauí e disse que aguarda uma posição da empresa Trip. “Estamos confiantes em conseguir um voo da Trip Linhas Aéreas para Parnaíba. A empresa tem como projeto para 2009 a expansão dos voos para novas localidades. Em julho, a obra de ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Parnaíba já estará concluída, permitindo a atração das companhias aéreas e das operadoras de turismo”, disse o secretário.

Turismo vem sendo fortalecido nos municípios

O diretor de planejamento da Setur, Edson Correia, mostrou aos membros do Conselho Estadual de Turismo que os municípios do Piauí estão amadurecendo para o turismo. De acordo com ele, isso vem acontecendo através de um esforço do Ministério do Turismo e da Setur, por meio de seminários de sensibilização que estão acontecendo em todo o Estado. “Estamos implementando o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que busca planejar e desenvolver o turismo de forma sustentável.

Estão participando prefeitos, secretários municipais de Turismo, representantes do trade e a comunidade em geral. "Serão 21 seminários, dos quais já realizamos seis em municípios importantes como Floriano, Guadalupe, Teresina, Oeiras e São Raimundo Nonato”, disse o diretor.

A partir dessas reuniões, os municípios terão um prazo de 12 meses para realizar o Inventário da Oferta Turística a partir de sua inserção na região turística. Outro ponto levantado como positivo durante a reunião do Conselho é a criação de secretarias municipais de turismo. Municípios que têm um grande potencial turístico e não possuíam um órgão para desenvolver o setor estão se organizando, como é o caso de Esperantina, Parnaíba, Luís Correia, São João do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Beneditinos e outros.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em