Conselho Nacional de Turismo destaca bom desempenho em desembarques

Conselheiros de todo o país se reúnem na última reunião do CNT deste ano

  
  
27ª. Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Mesa da esquerda para a direita: Edimar gomes da Silva, secretário Frederico Costa, secretário executivo MarioMoysés, ministro do Turismo Luiz Barretto, secretário Airton Pereira e representante da Embratur

O recorde histórico de desembarques domésticos que será batido este ano foi o destaque da 27ª. Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), que aconteceu ontem (08), em Brasília (DF). A previsão, segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, é de que até o fim deste mês sejam registrados 55 milhões de operações. “A expectativa de crescimento é de 10% em relação a 2007, quando foi estabelecido o recorde atual”, disse o ministro, na abertura do evento.

O CNT é um órgão deliberativo integrado por 67 conselheiros de instituições e entidades do setor turístico, onde os representantes definem diretrizes para o desenvolvimento do setor no Brasil. Barretto acredita que os conselhos e entidades terão um papel fundamental na reformulação do Plano Nacional de Turismo, que acontecerá no próximo ano. “Com a experiência de trabalho acumulada por essas entidades e conselhos, teremos uma projeção para o PNT muito mais próxima da realidade, com metas, estudos e diagnósticos para 2010”.

Barretto informou, ainda, que as expectativas para o próximo ano são as melhores possíveis. “As estimativas apontam um crescimento de até 6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no próximo ano. Com isso, acreditamos que podem ser criados cerca de 2 milhões de novos empregos”, disse aos conselheiros.

Segundo o secretário executivo do Ministério do Turismo, Mário Moysés, o MTur contará com um reforço orçamentário no próximo ano para preservar as conquistas acumuladas durante o período e dar continuidade aos trabalhos. “O ministério terá foco nos investimentos sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas, no Programa de Desenvolvimento do Turismo e em programas de qualificação profissional como o Olá, Turista!” disse o secretário.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em