Copa e Olimpíada colocam Brasil em evidência na Fitur 2011

Empresários, imprensa e entidades do setor se reúnem com o presidente da Embratur, Mário Moysés, para conhecer os planos brasileiros

  
  

A movimentação do público e da imprensa internacional no estande brasileiro, nos dois primeiros dias da Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2011, mostra o quanto o Brasil está em alta. O país desperta o interesse de empresários e entidades ligadas ao turismo em conhecer detalhadamente como ele se prepara para organizar a Copa 2014 e a Olimpíada 2016 e, na esteira dos dois grandes eventos, alavancar a indústria turística.

A 31ª edição da feira, realizada em Madri, começou na última terça-feira (19), com participação da Rainha Sophia na cerimônia de abertura, e espera receber até domingo (23) cerca de 210 mil visitantes, entre profissionais do setor, jornalistas e público final.

“É claro o interesse dos espanhóis em saber mais e investir no mercado brasileiro nos próximos anos, tendo em vista a Copa e Olimpíada”, afirma Mário Moysés, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “Além da atração natural pelo Brasil, eles são os atuais campeões do mundo de futebol e há a expectativa de que a defesa do título leve um número maior de turistas espanhóis ao nosso país.”

Na agenda de trabalho, Moysés se reuniu com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a IFEMA, responsável pela organização da Fitur, representantes de companhias aéreas e setor hoteleiro. Também realizou encontros com secretários de turismo de estados e capitais brasileiros, com foco na ampliação da promoção de seus principais destinos turísticos, e participou do lançamento de uma nova linha da Ibéria para o Nordeste, ligando Madri a Recife e Fortaleza.

Na quinta-feira, o presidente da Embratur participou ainda do lançamento para o mercado espanhol do novo cardápio internacional da TAM, inspirado nos sabores do Mediterrâneo e assinado pelos irmãos Torres, chefes de cozinha entre os mais respeitados da atualidade na Europa.

Na agenda de imprensa, Mário Moysés conversou com os principais veículos de mídia da Espanha, como agência EFE, jornal La Razon, a rede de televisão Antena 3, a Radio Nacional e a TV EuroSport, além dos veículos especializados do setor. Representantes da Embratur também realizaram uma rodada de encontros com operadores e agências de viagens para definir o catálogo de promoção para 2011.

Entre os destaques do estande do Brasil na Fitur está o uso de tecnologias interativas para promover o turismo. Um jogo eletrônico, elaborado com perguntas e respostas e ilustrado com imagens dos principais destinos, desafia o público a mostrar seus conhecimentos sobre o Brasil. Nos dois primeiros dias, cerca de 400 pessoas participaram do quiz.

Além do jogo, o visitante também pode baixar o aplicativo para telefone celular, desenvolvido pela Embratur, que permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais e ao ar livre, lazer e compras de pacotes de viagens. O guia também disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.

Prêmios para o Brasil
Com a imagem em alta, o Brasil recebeu, representado pelo presidente da Embratur, dois prêmios em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos pelo governo. A revista Excelências premiou o Ministério do Turismo pelas ações realizadas em 2010 para fomento do turismo e preservação ecológica nos estados nordestinos.

Já o programa de rádio “El Club del Buen Turismo”, de uma emissora de Madri, premiou o Brasil por “converter-se em um país de futuro melhor, tanto no turismo como nas áreas de desenvolvimento social e econômico”.

A feira
A Fitur é um evento realizado para promover o encontro de profissionais de turismo – com dois dias abertos ao público final – com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo, reunindo em uma única ocasião ações comerciais e de marketing. Em 2010, participaram 10.966 expositores de 166 países e regiões. Foram recebidos 211.718 visitantes, destes, 124.644 foram profissionais e os demais, público final. Além disso, foi registrada a presença de 7.352 jornalistas.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em