Costa das Baleias (BA) debate implantação de conselhos de turismo

Encontro de municípios no dia 29 de maio vai discutir o fortalecimento das instâncias de governanças na região

  
  

A Costa das Baleias é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia. A região conta com praias belíssimas de águas mornas, onde as Baleias Jubarte se acasalam todos os anos, no período de julho a novembro. O desenvolvimento do turismo como atividade econômica sustentável nos municípios da região é algo que o Sebrae, Ministério do Turismo, Bahiatursa, Secretaria de Turismo do Estado e o trade turístico local pretendem ampliar.

Com esse objetivo, o Projeto Turismo da Costa das Baleias, juntamente com o Sebrae/BA e parceiros, promovem no dia 29 de maio o Encontro de Fortalecimento das Instâncias de Governanças Locais: Comtur – Conselhos Municipais de Turismo.

O encontro, que será relizado no Balneário Praia de Guaratiba, município de Prado, pretende discutir o fortalecimento e a implantação das instâncias de governanças na Costa das Baleias. No evento será apresentada aos gestores públicos locais a necessidade da criação dos conselhos municipais de turismo (Comtur), com base no remapeamento das zonas turísticas definido pelo Ministério do Turismo e Bahiatursa.

O Comtur é uma exigência do remapeamento. A partir da assinatura de um termo de adesão dos municípios com o Ministério do Turismo, Governo do Estado, através da Bahiatursa e Secretaria de Turismo da Bahia, os gestores públicos terão o prazo de 12 meses para a adequação das exigências dos órgãos. Vários itens serão necessários para essa adequação, mas dois são essenciais: O município instalar uma secretaria ou diretoria de turismo e também um conselho municipal de turismo (Comtur).

Na Costa da Baleias, apenas Prado e Caravelas possuem o Comtur. Ainda faltam os municípios de Alcobaça, Mucuri e Nova Viçosa, além de Teixeira de Freitas e Itamaraju, que passaram a integrar a Costa da Baleias depois do remapeamento das zonas turísticas da Bahia.

De acordo com Alex Brito, gestor do Sebrae no Projeto Turismo da Costa das Baleias, o assunto tem que ser discutido com o poder público para que a atividade seja ampliada na região. “Depois deste primeiro encontro, o Sebrae/BA contratará uma consultoria para a realização de mais cinco reuniões com parceiros locais para discutir a implantação dos Comtur na Costa das Baleias. Vale ressaltar que o Sebrae é apenas uma peça nesta engrenagem. É necessário a parceria direta do poder público municipal, Câmara de Vereadores, associações e o trade turístico para alcançar o desenvolviemto”, disse Alex Brito.

No encontro a experiência exitosa do município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, será apresentada pelo secretário municipal de turismo e pelo presidente do Comtur daquela cidade.

Remapeamento das Zonas turísticas da Bahia

A oficina de remapeamento das zonas turísticas do Estado da Bahia foi realizada no Centro de Convenções em Salvador nos dias 16 e 17 de março, com a participação de 87 municípios. Cada município apresentou sua afinidade turística, seguindo os critérios do Ministério do Turismo, para assim ser inserido no mapa.

O município precisa fazer um inventário da oferta turística no prazo de 12 meses, a contar da assinatura do termo turístico com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, além de ter que implantar o Conselho Municipal de Turismo e o plano de desenvolvimento do turismo na sua região. Esse remapeamento foi revalidado no Fórum Estadual do Turismo no dia 18 de março em Salvador.

Depois do remapeamento constituído, a Bahia passa a ter 13 zonas turísticas: Costa das Baleias; Costa do Descobrimento; Costa do Cacau; Costa do Dendê; Costa dos Coqueiros; Baía de Todos os Santos; Chapada Diamantina: Circuito do ouro, Circuito do diamante, Chapada norte e velha; Caminhos do Sertão; Caminhos do Jiquiriçá: Circuito Recôncavo Sul, Circuito Vale do Jiquiriçá; Caminhos do Oeste: Circuito Rio Grande e Circuito Rio Corrente; Caminhos do Sudoeste; Largo do São Francisco; Cânions do São Francisco.

Serviço:
Sebrae na Bahia - (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Adriana dos Santos Costa

Adriana dos Santos Costa

13/08/2009 17:34:20
Quero saber quantas e quais empresas de transportes turisticos contém na região da costa das baleias?Se poder me fornecer essa informação,agradeço a sua desposição.
SOU ALUNA DO CURSO TÉCNICO EM TURISMO EM ALCOBAÇA E ESTOU PRECISANDO MUITO DESSAS INFORMAÇÕES.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Adriana, Para obter essa informação, sugiro que você entre em contato com a Secretaria de Turismo da Bahia - www.setur.ba.gov.br. Para mais informações sobre a Costa das Baleias - [[http://www.setur.ba.gov.br/roteiros/baleias/baleias.asp agradecemos|]] o contato Equipe EcoViagem
Dalva Saiao Boaventura / Cumuruxatiba-Bahia-Brasil

Dalva Saiao Boaventura / Cumuruxatiba-Bahia-Brasil

02/06/2009 15:46:38
Poderá ser uma luz no fim do tunel, não podemos contar com turismo apena 03 meses por ano, enquanto Porto Seguro recebe o mundo o ano inteiro, considerando que nossa região estaria a apenas uma hora, se a rodovia BA-001 nesse trecho fosse concluída, com o aeroporto de Caravelas seria um sonho para nossa bela e abandonada região.
Barra do Cahy , berço do descobrimento do Brasil que o brasilerio ainda não conhece.