Criação de Geoparques

Sítios geológicos e arqueológicos com importância histórica e cultural são tema da 1ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques no Ceará

  
  

Os Geoparques são definidos como áreas de expressão territorial com número significativo de sítios de interesse geológico e importância arqueológica, ecológica, histórica ou cultural. O conceito ainda pouco conhecido na América Latina e Caribe, mas amplamente divulgado na Europa e Ásia, é tema da 1ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Geoparques. O evento foi realizado no Geopark Araripe, em Juazeiro do Norte (CE) até sexta-feira (19/11).

Com o tema "Como criar e gerir Geoparques", o objetivo é contribuir para a implementação e difusão dessa modalidade nos países da América Latina e Caribe. O evento reúne geólogos, geógrafos, especialistas em desenvolvimento local, turismo e cultura, educadores e representantes políticos da América Latina e do Caribe.

Para debater a criação, gestão e proteção de Geoparques, valorização e desenvolvimento territorial sustentável do patrimônio natural e cultural, os organizadores convidaram especialistas de renome mundial. Participarão representantes da UNESCO, da Rede Global de Geoparques e das redes Européia e da Ásia-Pacífico.

“O tema tem muita convergência com o turismo, pois a atividade é uma das principais formas de sustentação dos Geoparques. Durante o encontro, pudemos observar as experiências de outros países, além de discutirmos a consolidação de um comitê interministerial. Esse comitê irá receber encaminhamentos de candidaturas de outros Geoparques, que irá avaliá-las e encaminhar a solicitação à Unesco”, disse Ricardo Moesch, diretor de Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo.

O evento é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Geopark Araripe (Ceará, Brasil) em cooperação com a UNESCO. Para mais informações, acesse http://www.geoparkararipe.org.br/geopark-website/workshop.lac2010/index.jsp.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em