Cultura brasileira é destaque da WTM, em Londres

Secretário executivo do MTur, Valdir Simão, enfatiza que a feira britânica é uma grande oportunidade para mostrar o Brasil e seus destinos turísticos

  
  
Visão geral do estande do Brasil na WTM

Começou, em Londres, a 33ª edição da World Travel Market (WTM – Mercado Mundial de Viagens, em tradução livre do inglês), feira britânica considerada um dos eventos mais importantes da indústria mundial do turismo. A expectativa da organização da feira é receber mais de 49 mil visitantes até o fim do evento, na quinta-feira (08.11).

A novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de coexpositores, o Brasil também conta com um espaço dedicado exclusivamente à cultura brasileira, onde serão homenageadas as cidades de Brasília e Salvador, reconhecidas respectivamente como Patrimônio Mundial Histórico pela Unesco e como Patrimônio Cultural Mundial.

“É uma grande oportunidade de mostrar o Brasil, e ainda diversificar os destinos turísticos para os estrangeiros que visitam o país”, afirmou o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que participa do evento.

A WTM oferece amplo alcance de diversos segmentos e destinos para profissionais do setor turístico do Reino Unido e de todo o mundo. Além de informações sobre as últimas tendências do setor, o evento proporciona aos participantes vantagens para seus negócios.

“Vivemos hoje uma economia de turismo muito competitiva. Por isso, é importante para o Brasil entender como os países se posicionam como destino turístico e, por sua vez, ter também uma estratégia adequada para atrair e receber os turistas”, completou o secretário.

Cultura brasileira
O estande brasileiro dedicado à cultura espaço conta com painéis fotográficos de Brasília e Salvador, artesãos mostrando a arte local e exposição de objetos típicos das capitais, fruto da ação da Embratur em parceria com a Bahiatursa e com a Secretaria de Turismo do DF. Um telão mostra vídeos dos atrativos turísticos locais, cultura e gastronomia.

O espaço de Salvador conta com uma baiana vestida a caráter e oferecerá um coquetel para operadores que trabalham com turismo cultural para apresentação do estande e fornecimento de informações sobre a Bahia e o Distrito Federal.

No espaço brasileiro estão presentes também os estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. O estande da Embratur reúne representantes de hotéis, companhias aéreas, entidades e operadoras de turismo.

Depois de estrear apenas para convidados, a WTM abre hoje para todos os profissionais da indústria do turismo. A feira oferece uma programação diversificada, com treinamentos, debates e discussões sobre tópicos que influenciam a indústria do turismo em diversas áreas. Para outras informações sobre o evento, acesse o site www.wtmlondon.com.

Perfil do turista inglês
A WTM acontece anualmente na Inglaterra, país que ocupa a 11ª posição no ranking dos maiores emissores de turistas para o Brasil. Só no ano passado, 149.564 mil turistas ingleses entraram em nosso país. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, cerca de 80% desses visitantes ficaram satisfeitos com a estadia, e 91,5% manifestaram intenção de retornar ao país. O perfil do turista inglês indica que a preferência, no turismo de lazer, é por destinos que se encaixam no segmento “sol e praia” (38,5%), seguido de “natureza, ecoturismo ou aventura” (29,2%).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em