Curitiba lança novos roteiros na Feira das Américas no Rio

Projeto, que reúne agências de turismo em parceria com o Sebrae/PR e o Curitiba Turismo, apresentará durante o evento seis novos roteiros da capital do Paraná

  
  

O Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, em parceria com o Sebrae/PR e com o Instituto de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo, lançará seis novos roteiros turísticos na Abav 2009 - Feira das Américas. O Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba é formado por um grupo de agências do setor na região.

O evento de lançamento dos seis roteiros será no dia 22 de outubro no Rio de Janeiro. A divulgação dos roteiros será feita num estande inovador e diferenciado, um ônibus da Linha Turismo adaptado especialmente para o evento.

Segundo a consultora do Sebrae/PR em Curitiba e gestora do projeto de turismo, Patrícia Albanez, a capital do Paraná passa a se posicionar como uma cidade-âncora do turismo no Sul do Brasil, razão pela qual torna-se cada vez mais importante a criação de roteiros turísticos mais específicos.

“O projeto, que existe desde o ano passado, passa a organizar e fomentar o turismo receptivo curitibano, auxiliando na diversificação dos negócios e na capacitação de agências de turismo receptivo. São empresas especializadas, que estão inovando na forma de venda e criação dos roteiros e demonstrando a força do associativismo”, avalia a consultora.

Antes de formatar os novos roteiros, representantes do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, Sebrae/PR e Curitiba Turismo reuniram dados e informações sobre o comportamento dos turistas. Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Paraná (Setu-PR) em 2007 foi uma das fontes utilizadas. De acordo com o levantamento, 29,9% dos turistas que visitaram a capital paranaense estavam a negócios; 27% visitando parentes e amigos; e 19,9% a lazer.

Se Curitiba anteriormente figurava como uma cidade de passagem de viajantes que buscavam o Sul do País ou como uma localidade predominantemente voltada ao turismo de eventos, essa realidade está mudando a cada dia. “Curitiba apresenta cada vez mais atrações e, definitivamente, já está entre os principais destinos turísticos do Brasil. Consolidar e fortalecer essa imagem são aspectos fundamentais. Com esse foco, o Núcleo Receptivo de Turismo está preparado para receber o turista da forma mais especializada possível e, para isso, muitos pacotes especiais foram desenvolvidos”, analisa Patrícia Albanez.

A idéia, de acordo com a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, é que agências e operadoras incluam em seus pacotes de viagem as novas atrações turísticas e os pontos revitalizados da cidade, como parques, praças e prédios históricos. “Nos últimos anos, Curitiba ganhou excelentes espaços turísticos, que precisam ser explorados pelos visitantes que aqui chegam”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo. “Com outras opções em seus roteiros, o turista permanecerá mais dias na cidade e, com isso, movimentará toda a economia do município.”

Os novos atrativos, que serão apresentados durante a Abav – Feira das Américas, foram selecionados para o lançamento com base em um critério de inovação no turismo. Tratam-se de roteiros diferenciados, que privilegiam atrativos que, geralmente, não são agraciados nos pacotes turísticos tradicionais das operadoras de Curitiba. Além disso, são roteiros relativamente rápidos, que podem ser acrescentados na rotina de pessoas que vêm até a cidade para eventos de negócios ou visitas curtas.

Conheça os novos roteiros de Curitiba

Roteiro ‘Curitiba Multicultural’ - BWT Operadora

Curitiba é fruto do esforço de imigrantes que, a partir do século XIX, elegeram a cidade como seu porto seguro. Marcas de múltiplas etnias estão por toda parte, e a cidade é brindada com as belezas culturais desses povos. Para desfrutar de todas essas maravilhas, a BWT Operadora oferece aos turistas em visita a Curitiba um desfile de cores e sabores inesquecíveis por meio do roteiro ‘Curitiba MultiCultural’, um passeio com três horas de duração, que tem início no Memorial Árabe e passagens pela Mesquita Muçulmana, Memorial Japonês, Bosque do Papa, Bosque do Alemão, Santa Felicidade, com finalização no Parque Tingui.

Saídas: diárias
Horários: 9 e 14 horas
Participantes: mínimo de duas pessoas

Roteiro ‘Esporte Tur em Curitiba’ - Kallisté Turismo

Nesse passeio, o visitante que aprecia esportes tem a oportunidade de realizar visitas guiadas em cenários esportivos conceituados como estádios de futebol, o Autódromo Internacional de Curitiba, a pista de skate da Praça do Gaúcho e o Parque Náutico Iguaçu, em um passeio de aproximadamente 3h30.

Frequência: de terças a sextas-feiras
Participantes: mínimo de duas pessoas

Roteiro ‘De Bar em Bar’ - MMS Turismo

Quem gosta de fazer novas amizades e quer conhecer os melhores bares de Curitiba precisa conhecer esse roteiro. O visitante passará em três ou quatro bares em uma mesma noite, com garantia das melhores mesas, além de uma noite divertida e agradável. O passeio dura em torno de 4 horas.

Frequência: de segundas-feiras a domingos
Horário de saída: 20 horas

Roteiro ‘Passeio de Compras em Curitiba’ - Operadora ONETUR

O roteiro leva de 3 a 4 horas e conta com visita aos principais outlets e centros comerciais de Curitiba, com paradas para compras de artigos de moda feminina, masculina e infantil, roupas de grifes famosas nacional e internacionalmente, pontas de estoque multimarcas, roupas artesanais, bem como pedras minerais.

Frequência: de segunda a sexta-feira
Horário: 14 horas

Roteiro ‘Caminhos da Arte Paranaense’ - Sermann Turismo

Realizado no coração da cidade de Curitiba, o roteiro inclui uma caminhada de aproximadamente 5 quilômetros até as obras dos principais artistas no Estado do Paraná. Em aproximadamente 4 horas de passeio, o visitante conhecerá o trabalho de ícones como Poty Lazzarotto, João Turin e Oscar Niemeyer, em um tour voltado à essência da arte local, conhecida por suas múltiplas linguagens como pintura, escultura, mosaico, arquitetura e design.

Frequência: de terça-feira a sábado
Horário de saída: 9 horas

Roteiro ‘Caminhando por Curitiba’ – Operadora Special Paraná

Esse roteiro leva o visitante a conhecer a história e cultura de Curitiba, em um animado passeio pelo centro da cidade. Uma caminhada de aproximadamente 5 quilômetros e 4 horas de duração levará o visitante por ruas e pontos turísticos, com acompanhamento de anedotas dos últimos 350 anos de história da cidade e imagens da Curitiba antiga.

Frequência: de segunda-feira a sábado
Saídas: 9 e 14 horas
Participantes: entre duas e 10 pessoas

Serviço:
Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Centro-Sul: Luciana Baroni
(41) 3035-5669 ou 9194-4403 jornalismocuritiba@savannah.com.br
Coordenação: Jaqueline Gluck – (41) 9602-7541
Leandro Donatti – Jornalista Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou 9962-1754

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em