De Norte a Sul, o Espírito Santo em um só lugar

Expotur promete apresentar as potencialidades e atrativos turísticos do Estado e atrair a atenção de quem ainda pensa que viajar é sinômino de ir para longe

  
  

Ainda faltam aproximadamente dois meses para as férias de inverno, mas muita gente já sonha com um destino para viajar. Que tal arrumar as malas e partir para um lugar onde se possa conferir artesanatos com palha de café e fibra de bananeira, forró de raiz, moda de viola, festa junina, danças alemãs e italianas, tudo ao mesmo tempo? Embora alguns nem reconheçam, tudo isso está disponível aqui mesmo, no Espírito Santo, e estará à mostra durante a 5ª edição da Expotur – Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do ES.

Um prato cheio para quem sonha em conhecer a Europa pode estar a poucos quilômetros de distância. Logo ali, na Região Turística Montanhas Capixabas, é possível respirar ares de primeiro mundo. As influências alemã e italiana darão o tom no estande montado em conjunto pelos municípios de Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

É de lá que vem o resgate dos primeiros colonos da região montanhosa do Estado, com a reprodução de uma casa de estuque - feita de barro com madeira – e um fogão a lenha móvel. Para “aconchegar” ainda mais os visitantes da Expotur 2009 e atrair quem ainda não conhece os municípios, as Montanhas Capixabas prometem surpreender com artesanatos de palha e peças feitas de fibra de banana, além do inconfundível sabor da polenta com molhos e queijo ralado. Tudo isso com direito às apresentações de grupos de dança alemãs e italianas.

Quem prefere o calor, os ritmos sensuais e pretende dar uma “esticadinha” nas férias a dois, com certeza vai se sentir em casa no estande da Região Turística Doce Terra Morena, que reúne Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, e Ponto Belo.

Os municípios do Norte capixaba, com forte marca da imigração baiana e mineira, pretendem trazer a Vitória o ritmo quente do forró e das festas juninas. E como o calor é mesmo marca dos municípios que ficam ao norte da Região Metropolitana, o grupo da Região Turística do Verde e das Águas também promete agitar o evento com apresentações da Dança do Cacau e do Ticumbi.

Representando os municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama, o grupo pretende fazer de seu estande na Feira uma extensão do clima das fazendas e lagoas do Norte capixaba. Para agradar o paladar do público, a região traz para a Expotur a mussarela de búfala, o beiju e a rapadura, entre outros quitutes.

A capoeira - dança típica dos negros escravos - e a moda de viola do interior do Brasil dão o tom da Região Turística das Pedras, Pão e Mel, que representa nove municípios capixabas, entre eles Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério. A proposta do grupo é prender a atenção de quem passa pelo estande oferecendo um mix de animação, saudosismo e delícias, como brote com doce de leite, rapadura, mel e taiadela veneziana.

Para lembrar ainda mais a imigração que deu origem ao solo espíritossantense, da Região Turística dos Imigrantes chega um grupo de dança pomerana e os sabores da culinária local, marcada por bebidas de forte apelo popular. A ideia dos organizadores de Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e São Roque do Canaã é transformar o espaço dos Imigrantes em algo grandioso, para atrair mais visitantes e divulgar as atrações da região.

Por lá, quem visitar a Expotur 2009 vai poder degustar inholim italiano e provar cachaças de Santa Leopoldina, São Roque do Canaã, biscoitos caseiros de Santa Maria de Jetibá e os famosos vinhos de Santa Teresa, um pedacinho perdido da Europa em meio a um Norte capixaba marcado por temperaturas altas o ano inteiro.

A Expotur

Considerada o maior evento do trade turístico capixaba, a 5ª Expotur - Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do Espírito Santo vai reunir, num mesmo espaço, opções de entretenimento, música e geração de negócios. Dez regiões turísticas do Espírito Santo – reunindo os 78 municípios – vão expor suas potencialidades e projetos para captação de turismo e investimentos.

Durante a Feira, eventos paralelos integram a programação de forma a oferecer, aos mais diversos públicos - investidores, clientes, empresários, visitantes - um mix de oportunidades e uma vitrine do turismo capixaba. Entre esses eventos, estão o 4º Salão da Aventura, do Eco e do Agroturismo, a 2ª Viagem Gastronômica, o 4º Encontro Internacional de Negócios em Turismo e o 4º Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo do ES.

Durante o evento, serão conhecidas as empresas destaques no segmento, com a entrega do 4º Prêmio Top Tur, no dia 22 de maio a partir das 19h. A votação é on-line até o próximo dia 15 no endereço www.expotur-es.com.br e quem participa da votação são pessoas e empresas que compõem o trade. No último dia do evento, 23, as regiões turísticas capixabas disputam o Prêmio Estande Top Região, que será entregue ao melhor estande regional. A votação é aberta ao público nos terminais eletrônicos sinalizados na área da Expotur.

SERVIÇO
Expotur 2009 - Feira de Negócios e Roteiros Turísticos do ES
Data - 21 a 23 de maio de 2009
Local - Centro de Convenções de Vitória
Entrada para a Feira - R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, em uma das agências credenciadas da Abav-ES.

Fonte: Mariana Flores – (27) 9903 7673
Cria Comunicação
Vitória/ES

  
  

Publicado por em