Desfile dos famosos bonecões é destaque no carnaval de Salto

A Orquestra Sanfônica de São Paulo animará o baile, interpretando clássicos carnavalescos, como marchinhas e sambas enredos, ao som da sanfona.

  
  

Desfile de escolas de samba, concurso de fantasias, matinês, bailes carnavalescos e, como não poderia deixar de ser, desfile com os tradicionais Bonecões da Barra. Estas são algumas das principais atrações do Carnaval de Salto 2011 – há 100 km de São Paulo -, um dos mais completos e ricos festejos do gênero no interior paulista.

Ao todo serão cinco dias de carnaval. O evento começa na sexta-feira, dia 4, com o Concurso de Fantasias. No sábado, o festejo fica por conta do pitoresco desfile de Bonecões pelas ruas da Barra - simpático bairro situado na confluência dos rios Jundiaí e Tietê -, que culmina no Baile Popular, que acontecerá no Pavilhão das Artes, Centro de Salto.

A Orquestra Sanfônica de São Paulo animará o baile, interpretando clássicos carnavalescos, como marchinhas e sambas enredos, ao som da sanfona.

No domingo começam os desfiles das escolas de samba. Quatro agremiações saltenses desfilam pela Avenida Dom Pedro II – o conhecido calçadão. Na segunda-feira, dia 7, é a vez das escolas convidadas de municípios como Itu, Itapetininga e Jundiaí animarem o carnaval de Salto.

Para encerrar o desfile, mais um Baile Popular agitará os carnavalescos, com a Banda Livre Acesso e a União Musical Gomes Verdi. No dia seguinte, terça-feira, as escolas de Salto voltam à avenida acompanhadas de mais uma escola convidada.

Concurso de fantasias:

Em sua sétima edição, o Concurso de Fantasias de Salto, tradição que nos últimos tempos tem desaparecido dos carnavais brasileiros, premia concorrentes vindos de diversos municípios das regiões de Sorocaba, Campinas e Jundiaí.

Os participantes concorrem nas categorias luxo, originalidade e infantil. O evento, que traz a criatividade e a exuberância dos carnavais brasileiros, ocorre na Sala Palma de Ouro – teatro com capacidade para 500 pessoas. Para enriquecer a cerimônia, a Companhia de Dança Faces Ocultas apresenta um número especial para a noite.

Bonecões da Barra:

Nos últimos anos, um antigo costume de Salto tem feito sucesso no carnaval da cidade, são os Bonecões da Barra - criações enormes e engraçadas “dirigidas” por homens que ficam dentro deles.

Personalidades como Dercy Gonçalves, Carmen Miranda, Michael Jackson e Lula já foram homenageados e caracterizaram os bonecões. Este ano, a novidade será o bonecão da presidente Dilma Rousseff.

Os Bonecões da Barra irão desfilar dias 05, 06 e 07, sempre junto ao Bloco da Barra, no qual qualquer grupo organizado pode desfilar.

Programação:

Dia 4, Sexta-feira:

20h – Concurso de Fantasias

Local – Sala Palma de Ouro

Dia 5, Sábado:

20h – Desfile dos Bonecões e Bloco da Barra

Local – Bairro da Barra (saída da Biblioteca Municipal, chegada na Praça Archimedes Lammoglia).

22h – Baile Popular com Orquestra Sanfônica de São Paulo e Banda Gomes Verdi Local – Pavilhão das Artes

Dia 6, Domingo:

20h – Desfile de Escolas de Samba de Salto, Bloco e Bonecões da Barra

Local – Av. Dom Pedro II (saída da Rua 9 de julho)

Dia 7, Segunda-feira:

20h – Desfile de Escolas de Samba Convidadas, Bloco e Bonecões da Barra

Local – Av. Dom Pedro II (saída da Rua 9 de julho, chegada na Praça XV de Novembro)

Dia 8, Terça-feira

20h – Desfile de Escolas de Samba Saltenses e Convidada

Local – Av. Dom Pedro II (saída da Rua 9 de julho)

Fonte: Paula Salleti

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em