Divulgação de marcas e rodadas de negócios movimentam Salão de Turismo

As marcas vão compor o espaço da V Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, evento que acontece em Curitiba paralelamente ao 15º Salão Paranaense de Turismo

  
  

O '15º Salão Paranaense de Turismo', que acontece nos dias 8 e 9 de maio, em Curitiba, será uma vitrine de oportunidades para divulgar e comercializar os roteiros turísticos do Paraná. Paralelamente ao salão, acontece a 'V Mostra das Regiões Turísticas do Paraná', um espaço para mostrar as belezas do Estado e, também, apresentar roteiros turísticos de dez regiões do Paraná.

A grande novidade deste ano na mostra é que essas regiões estarão identificadas com marca própria. Criadas como instrumento para promover os produtos e serviços turísticos do Paraná, as Marcas das Regiões Turísticas, fruto de uma parceria do Sebrae/PR, Secretaria de Turismo do Paraná e entidades representativas, trazem elementos gráficos que refletem a identidade paranaense e, também, trazem um nome que as identificarão no mercado.

Durante a mostra serão realizadas ainda rodadas de negócios, organizadas pelo Sebrae/PR, Secretaria de Turismo e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) no Paraná. As rodadas de negócios complementam a estratégia de divulgar as Marcas das Regiões Turísticas como uma importante ferramenta para comercializar roteiros turísticos do Estado.

Segundo o coordenador estadual do setor de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, esses espaços serão uma excelente oportunidade para a ampliação de contatos empresariais e fechamento de negócios. "Nas rodadas vamos aproximar os empresários de operadores e agentes de viagens. Essa aproximação amplia a oferta de produtos e fortalece os roteiros já existentes", explica o coordenador.

Divulgação

Para o desenvolvimento das Marcas das Regiões Turísticas, Sebrae/PR e Secretaria de Turismo reuniram empresários, lideranças, representantes de órgãos municipais e das governanças dos projetos, voltados ao desenvolvimento do turismo, em oficinas estratégicas. Nos encontros, os grupos dividiram suas percepções e, a partir de características de cada região, sugeriram quais elementos identificariam melhor as marcas e quais seriam os nomes, com foco no mercado, para cada localidade. "A cara de cada região foi trabalhada em cima da vocação dessa região. Um trabalho realizado de forma participativa", explica Aldo Carvalho.

Assim, surgiram as marcas que desenham o mapa turístico do Estado: Corredores das Águas (região noroeste); Norte do Paraná (região norte); Cenários do Tempo (região dos Campos Gerais); Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana); Litoral do Paraná (região do Litoral); Terra dos Pinheirais (região centro-sul); Estradas & Caminhos (centro); Vales do Iguaçu (região sudoeste); Riquezas do Oeste (região oeste) e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu (região lindeira ao Lago Itaipu).

O coordenador estadual do setor de Turismo do Sebrae/PR diz que as marcas são um passo importante para fortalecer o processo de comercialização dos atrativos turísticos do Paraná. Segundo Aldo Carvalho, esse é um ponto crucial para o desenvolvimento do setor. "As marcas são fundamentais para a comercialização. Com elas, o turista vai reconhecer a região", complementa.

As novas marcas estão sendo aplicadas em todos os materiais de divulgação do Estado e utilizadas para promover os produtos e serviços turísticos do Paraná no Brasil e no exterior. Além das marcas que identificam as dez regiões turísticas, a parceria também desenvolveu a Marca Paraná. A estratégia em criar as marcas é trabalhar a imagem do Paraná, com uma identidade que posicione o Estado junto aos mercados emissores nacionais e internacionais.

Eventos

O '15º Salão Paranaense de Turismo' será realizada nos dias 8 e 9 de maio, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. Já a 'V Mostra das Regiões Turísticas do Paraná', acontece paralelamente ao Salão, no dia 8, das 12h às 20h, e no dia 9, das 11h às 18h. Consolidado pelo seu profissionalismo, o salão proporcionará excelentes negócios para os agentes de viagens e expositores, que terão a oportunidade de conhecer, mostrar e vender o Paraná como um dos principais pólos de turismo receptivo e emissivo do Brasil.

Além do trade paranaense, participam do salão operadoras e agências de viagens, redes hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, destinos turísticos, companhias de cruzeiro marítimos e prestadoras de serviços para as agências de viagens. Profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e do Paraguai, Uruguai, Argentina a Chile são esperados para o evento.

A estimativa é que mais de 7 mil pessoas visitem os dois eventos. Mais informações pelo site www.salaoparanaense.com.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)
Assessoria de Comunicação do Sebrae/PR - (41) 3330-5846/5895

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em