Ecomuseu de Itaipu comemora aniversário de 25 anos com festa

Inaugurado em 1987, o Ecomuseu é o primeiro do gênero na América Latina.Ele participa do desenvolvimento e organização cultural da região.

  
  

Para marcar o aniversário de 25 anos comemorado na terça-feira, dia 16 de outubro, o Ecomuseu de Itaipu está preparando uma festa de confraternização para a comunidade do entorno. A programação acontece no domingo, dia 21, a partir das 14 horas.

Quatro atividades serão desenvolvidas com o Grupo Comunidade Crescer e o Grupo Varanda, todos moradores vizinhos ao Ecomuseu. Desde o início do ano, eles participam de diversas atividades de Educação Ambiental no local.

O Grupo Comunidade Crescer é formado por 24 crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Najla Barakat. Já o segundo é composto pelos responsáveis, entre eles, pais, avós e padrinhos.

Atividades:

Para a contação de história foi chamada a artista Cláudia Ribeiro. A segunda atividade prevê apresentação de casos e causos do Ecomuseu, com a participação de convidados especiais, como ex-empregados. Na sequência, a comunidade fará a entrega de um presente e fará visitas guiadas no espaço.

História e visitas:

Inaugurado em 1987, o Ecomuseu é o primeiro do gênero na América Latina. Além de conservar a história da usina e da região brasileira em que foi construída a hidrelétrica, participa do desenvolvimento e organização cultural da região.

Em parceria com os municípios da Bacia do Paraná 3 e instituições parceiras de Itaipu, o Ecomuseu articula um programa de valorização do patrimônio institucional e regional, com enfoque no patrimônio cultural, material e não material desse território, comunidade e empreendimento hidrelétrico, a partir dos conceitos de memória e educação ambiental.

Desde a abertura do seu circuito de exposições, em Foz do Iguaçu, já passaram pelo local mais de um milhão de visitantes.

Como conhecer:

O Ecomuseu fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Há duas formas de vista-lo. Para visitação individual ou em grupos de turismo, os ingressos devem ser adquiridos no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, na Avenida Tancredo Neves, 6731.

Para visitas institucionais, que são gratuitas, feitas em grupo por escolas ou entidades, o contato para reservas é o (45) 3520-5626. A visita precisa ser agendada com antecedência.

Vizinhos não pagam:

Os vizinhos de Itaipu têm semana toda para visitar atrativos da usina de graça. A medida contempla 34 municípios – 26 deles no Brasil, quatro na Argentina e quatro no Paraguai. É uma oportunidade imperdível de conhecer os passeios de Itaipu.

A entrada gratuita vale para a Visita Panorâmica, que permite um tour externo pela usina e barragem, e para os roteiros do Refúgio Biológico Bela Vista, Ecomuseu, Iluminação da Barragem e Polo Astronômico.

A gratuidade não é válida para passeios com o Veículo Elétrico ou para o Circuito Especial. O agendamento dos passeios está sujeito à disponibilidade de lugares.

Para ter direito ao benefício, o turista com mais de 18 anos deve
apresentar documento com foto e comprovante de residência individual. São aceitos contas de água, luz, telefone ou o título de eleitor, desde que os impressos estejam em nome do visitante.

Menores de 18 anos de idade têm direito à entrada franca, desde que estejam acompanhados pelos pais. A comunidade beneficiada compreende os municípios brasileiros de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Diamante d’Oeste,
São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa, Guaíra, Mundo Novo, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Também são contemplados os moradores de Puerto Iguazu, Puerto Liberdad, Puerto Esperanza e Wanda, na Argentina; e Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazu e Hernandárias, no Paraguai.

Dia da Comunidade:

Mesmo com a liberação da entrada franca para todos os dias da semana, a Itaipu mantem as atividades do Dia da Comunidade nos primeiros domingos de cada mês. Nestas datas, além dos ingressos liberados, os moradores de um bairro de Foz do Iguaçu recebem transporte grátis até o Complexo Turístico Itaipu. Todo mês, um novo bairro de Foz é contemplado. A população é informada por meio das escolas locais.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Itaipu

  
  

Publicado por em