Em clima de Copa do Mundo Minas Gerais participa da ABAV 2011

Com um estande que homenageia o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão, a Setur destaca Belo Horizonte como porta de entrada para os turistas que vão visitar o Estado durante a Copa do Mundo Fifa 2014

  
  
Estande de Minas Gerais na ABAV 2011

O Governo de Minas, através das Secretarias de Estado de Turismo e Extraordinária para a Copa do Mundo, em parceria com o Sebrae-MG, participa, entre os dias 19 e 21 de outubro, da Feira das Américas – ABAV 2011, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Com um estande que homenageia o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão, a Setur destaca Belo Horizonte como porta de entrada para os turistas que vão visitar o Estado durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, o objetivo da participação da Setur na ABAV é fomentar a articulação das empresas de turismo mineiro com o trade nacional e fortalecer a comercialização dos destinos turísticos do Estado. E também, incentivar o turismo doméstico durante o mundial. “Estamos em busca também do mercado interno. Vamos motivar o brasileiro a visitar Minas Gerais durante a Copa do Mundo, aproveitar os nossos atrativos e desfrutar da hospitalidade de nosso povo”, destacou.

Roteiros - A Setur vai apresentar aos principais agentes de viagens do Brasil alguns dos roteiros turísticos que estão sendo trabalhados para a Copa de 2014, que são: Serra do Cipó, Parque Estadual do Itacolomi, Cidades Históricas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei; Rota das Grutas de Lund; Circuito Cultural Praça da Liberdade e Brumadinho.

Ainda de acordo com Patrus Filho, a escolha destes destinos baseia-se nos seguimentos de natureza, aventura, ecoturismo e cultura. O secretário lembrou que Pesquisa do Perfil do Turismo Internacional, realizada em 2010, durante a Copa do Mundo na África do Sul, demonstra que 36% dos visitantes viajam motivados pelo futebol, outros 20% vão em busca de aventura e 17% querem atrativos de sol e praia. E ainda, que 83% deste público é do sexo masculino, 60% solteiros, com idade entre 25 e 44 anos. A permanência média deste turista é de 18 dias e 83% dos mesmos fizeram viagens adicionais por aproximadamente quatro cidades. “Além de estarem próximos da cidade sede, estes roteiros atendem às exigências do turista internacional que tradicionalmente viaja para assistir aos jogos da Copa do Mundo”, frisou o secretário.

Atrativos do estande: O visitante da ABAV, que passar pelo estande mineiro, poderá participar de jogos interativos que fazem alusão ao futebol, receber prêmios pela participação e também assistir aos vídeos sobre a evolução da obra do Mineirão e sobre os principais destinos turísticos do Estado. E ainda, o visitante, que estiver conectado via Bluetooth, ao passar pelo estande de Minas Gerais, receberá uma mensagem no celular convidando-o para conhecer os atrativos e os roteiros turísticos do Estado.

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, o Mineirão será um dos grandes legados para a sociedade após o Mundial. “Minas Gerais terá um estádio mais moderno, mais seguro e com uma agenda esportiva e cultural intensa. A esplanada externa será um espaço de entretenimento com capacidade para 65 mil pessoas. Com certeza, a Copa das Confederações e o Mundial de 2014 vão marcar a história do calendário esportivo do novo estádio”, disse. Com o processo de modernização, o Mineirão será um novo espaço turístico integrado à região da Pampulha, um dos mais famosos cartões-postais da capital mineira.

São parceiros institucionais da Setur no evento a ABAV MG, a Belotur, o Instituto Estrada Real, a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros e a Fecomércio.

Feira das Américas - Consolidada como a maior feira de turismo da América Latina, a Feira das Américas (ABAV) é local de encontro dos principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico. Com expectativa de público de mais de 24 mil profissionais de turismo, a Feira apresenta os produtos, serviços e destinos de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.

Simultaneamente ocorre o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens com o tema "Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo", que contará com palestras e discussões, preparando os profissionais para o futuro da indústria.

Para saber a programação completa do Congresso, acesse: www.abav.com.br

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em