Emsetur / SE promove gincana turística com jovens de Boquim

Como parte das ações da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) no projeto Sergipe de Todos, o órgão está realizando a gincana Conheça Sergipe. Ame Boquim

  
  

Como parte das ações da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) no projeto ‘Sergipe de Todos’, o órgão está realizando desde a última quarta-feira, 18, a gincana ‘Conheça Sergipe. Ame Boquim’, voltada aos alunos dos colégios estaduais Cleonice Soares Fonseca e Severino Cardoso, localizados no município de Boquim. O principal objetivo da competição é estimular, de forma lúdica e criativa, o conhecimento sobre o turismo no município, além de promover a reflexão sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Divididos em equipes com cinco integrantes, os jovens do 8º e 9º anos e do Ensino Médio terão que apresentar os seus resultados no dia 30 deste mês. Os três melhores times vão receber troféus e os vencedores terão direito a curtir um final de semana em Aracaju, com passeios para conhecer os atrativos da capital sergipana.

As tarefas da competição são elaborar um painel com ilustrações ou registro fotográfico sobre a história e cultura de Boquim; criar paródias, textos, poesias ou cordel que identifiquem as possibilidades de crescimento turístico de Boquim; elaborar uma redação sobre o tema ‘Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes’ e apresentar uma morador, acima de 60 anos, para contar a história do município. No dia da apresentação, enquanto os técnicos avaliarem o desempenho das equipes, haverá ainda uma prova surpresa.

Para o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, a idéia da gincana é mais uma forma de se trabalhar com o turismo. “É interessante essa metodologia, porque além de aprender brincando é possível construir nos jovens a idéia de turismo no local onde vivem, estimulando também a auto-estima dos moradores”, afirmou.

‘Turismo no meu município’

Fracielle Silva Santos, 16, já formou a sua equipe e admite que será bom pensar no turismo de outra forma. “Essa gincana é estimulante, porque quando se falava em turismo a gente pensava somente em outra cidade”, disse. Ao lado dela e na mesma equipe, Samuel Jhonatam, 17, completa: “E é legal também porque nunca surgiu uma gincana como essa”. Outro estudante, Walan Davide Santos, 17, está empolgado para iniciar as tarefas. “É muito interessante e gostei das tarefas. Agora é correr atrás”.

A coordenadora do Colégio Estadual Severino Cardoso, Nara de Souza, aprovou a competição. “Foi muito boa essa idéia porque valoriza a vivência no município. Isso vai provocar o jovem a gostar mais do seu local e servir de exemplo para outros moradores”, ressaltou.

Fonte: Secretaria de Turismo de Sergipe

  
  

Publicado por em