Encontro de Escaladores reúne amantes do turismo de aventura em Igatu

Serão realizadas palestras, oficinas e desafios competitivos relacionados à questão da atividade, à sustentabilidade ambiental e social, slackline, astronomia e segurança.

  
  

Considerado um dos maiores eventos do segmento no Brasil, o 13º Encontro de Escaladores do Nordeste – EENE acontece de 18 a 21 de abril, em Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina, contando com o patrocínio da Bahiatursa. A perspectiva é superar a média de inscrições dos últimos anos, que chegou a 200.

Organizadora do evento, Vanessa Rebouças, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo de Andaraí e Igatu, fala sobre a importância do patrocínio da Bahiatursa como uma oportunidade para “a superação das expectativas no sentido de fazer deste o melhor de todos os encontros que já aconteceram”.

Segundo ela, a intenção é fazer com que a Bahia seja vista como um Estado de excelência nesta atividade e no turismo de aventura.

Criado com o objetivo de aproximar os escaladores do Nordeste, o encontro tem como um dos apoiadores o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Igatu, segundo Vanessa, tem uma excelente estrutura de escala, com mais de 180 vias de alta qualidade.

Durante o encontro, serão realizadas palestras, oficinas e desafios competitivos relacionados à questão da atividade, à sustentabilidade ambiental e social, slackline, astronomia e segurança.

Um dos palestrantes é Ronaldo Franzen, o Nativo, especialista em montanhismo, escalada, técnicas e resgate em ambiente vertical e gestão da segurança em atividades de aventura.

Ele atua também como instrutor convidado em seminários técnicos, cursos de extensão e especializações nessas atividades. Também farão palestras Raphael Nishimura, vice-campeão mundial de paraescalada (de pessoas com necessidade especial), e Janine Cardoso, tetracampeã brasileira de escaladas em rocha por dificuldades.

Gideão Melo, o Xaropinho, vai ministrar oficina. Ele atravessou os 78 metros do Morro das Cabritas, no Rio de Janeiro, entre dois pontos, a 100 metros de altura, e superou em quase 30 metros o recorde brasileiro de highline - o slackline feito nas alturas. Guia e instrutor de escalada em rocha, é praticante de slackline desde 2008.

Iguatu:

Distante 450 Km de Salvador, Igatu possui cerca de 380 habitantes. É uma histórica e charmosa vila da Chapada Diamantina, localizada no município de Andaraí.

A Chapada Diamantina localiza-se na região central do Estado da Bahia e é reconhecida como um dos maiores destinos de turismo de aventura do Brasil, composta por serras, vales e campos gerais com grande diversidade paisagística e natural.

A região impressiona pela imensidão, beleza e por suas águas que formam numerosos rios, cachoeiras e poços naturais.

As inscrições para o 13º Encontro de Escaladores do Nordeste – EENE podem ser feitas diretamente no site: www.eene.com.br.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Bahiatursa

  
  

Publicado por em