Encontro fortalece enoturismo no Vale do São Francisco

Evento será realizado nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), seguindo a proposta do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo

  
  

O enoturismo é o mais novo segmento da oferta turística no Vale do São Francisco, consolidando-se, em curto espaço de tempo, como um dos principais fatores de atratividade da região. Buscando fortalecer o segmento, as secretarias de Turismo da Bahia e de Pernambuco e o Sebrae realizam, a partir desta quinta-feira (16), o evento 'A Cultura do Vinho no Vale do São Francisco - Bahia e Pernambuco, a construção de um roteiro integrado'.

O encontro, que vai até sexta (17), será realizado nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), seguindo a proposta do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

A abertura será no Armazém Café, às 16h, em Juazeiro, com participação dos secretários de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e o de Pernambuco, Sílvio Costa Filho. O objetivo é fortalecer o segmento do enoturismo na região, levando informações e motivando os profissionais e empresários a consumir e promover o consumo dos vinhos produzidos no Vale, harmonizados com a gastronomia local.

No primeiro dia do evento, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, vão ministrar a palestra com o tema ‘Ação Promocional Conjunta do Roteiro de Enoturismo do Vale do São Francisco no Mercado Nacional e Internacional’. Logo após acontece uma Mesa Redonda com representantes das vinícolas da região. Outro importante momento do evento é o lançamento da Câmara Regional de Turismo, que envolve os municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho e Remanso.

De acordo com o gestor de turismo pelo Sebrae, Paulo Angelin, a Câmara vai apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável na região. “Vamos aproveitar a oportunidade e lançar oficialmente o órgão maior da Instância de Governança, um espaço onde serão discutidos e articulados os principais projetos de turismo para a região, além de acompanhar as iniciativas das prefeituras e de órgãos do Governo do Estado”, ressaltou Angelin. Ele disse ainda que o município de Juazeiro funcionará como pólo da Câmara de Turismo, que deve integrar suas ações também com os municípios de Pernambuco, como já vinha acontecendo através da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride).

Na sexta-feira (17), o evento será realizado em Petrolina, a partir das 9h, no auditório do Sest/Senat, com as palestras “O Vale do São Francisco e o Marketing de Localidades” e “Harmonização dos Vinhos do Vale com a Gastronomia Regional”. O evento será encerrado com um almoço e apresentações culturais do Samba de Véio e do grupo Matingueiros.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
Sebrae/BA - (71) 3320-4300
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em