Espírito Santo participa da maior feira de turismo das Américas

Durante o evento acontecerá o lançamento de dois novos produtos importantes para o turismo do Estado

  
  
A tranqüilidade encontrada na Rota do Verde e das Águas é destaque

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participa, desta quarta (21) até sexta-feira (23), da ABAV/2009 – Feira das Américas e do 37º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, Rio de Janeiro. Durante o evento acontecerá o lançamento de dois novos produtos importantes para o turismo do Estado: O passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas e a Rota Imperial.

A exposição é reconhecida pela indústria do setor como a maior feira de turismo das Américas e é o local principal de comercialização e comunicação do segmento, atingindo, de forma positiva, toda a cadeia produtiva que dá suporte à atividade. A expectativa de público no evento é de 27 mil profissionais do setor, e o Espírito Santo espera receber 7mil destes em seu estande.

A Setur, em parceria com o Sebrae/ES, organizou uma caravana que levará 20 empresas (distribuídas entre agências, hotéis e operadoras) e seis prefeituras municipais para participar da exposição em seu estande, de 206 m², que possuirá três balcões de comercialização - um de cada uma das três principais rotas turísticas do Estado: Rota do Mar e das Montanhas, Rota do Verde e das Águas e Rota do Sol e da Moqueca. Terá ainda um balcão de comercialização para as operadoras de turismo.

A novidade no estande este ano é o espaço para capacitações, que poderá ser utilizado pelos representantes das empresas capixabas para falarem, sobre seus produtos, hotéis, destinos e passeios, aos agentes de viagem.

O estande terá como atração musical o grupo de forró de Itaúnas, “Fogumano”, que será acompanhado por uma dupla de dançarinos. O mestre Vitalino (Vitalino José Rego tem como principal ocupação a construção da casaca, arte que originou-se de sua participação em bandas de congo) também estará presente produzindo e tocando casaca para os visitantes. Já a área de degustação contará com a casquinha de siri e produtos do agroturismo das montanhas capixabas e do município de Serra. A banana chips de Aracruz e os doces de Conceição da Barra também serão oferecidos aos visitantes, além de café Meridiano e água da Cesan. A cervejaria capixaba Saidera participará com degustação de refrigerantes, águas e cerveja.

Lançamentos

Nesta quarta-feira (21), acontecerá o lançamento de dois produtos importantes para o turismo do Estado: O passeio turístico Trem das Montanhas Capixabas e a Rota Imperial.

O Trem das Montanhas, que iniciará suas atividades para o público em janeiro de 2010, será apresentado aos agentes de viagem como uma nova opção de passeio turístico no Brasil, pelo secretário Marcus Vicente e pelo representante da empresa que o operará, a Serra Verde Express. O contrato de operação será assinado na ocasião. A Rota Imperial será apresentada pelo diretor geral do instituto Rota Imperial, Lucas Izoton Vieira.

Rotas

As rotas turísticas que serão comercializadas na ABAV/2009 são: Rota do Sol e da Moqueca; Rota do Mar e das Montanhas e Rota do Verde e das Águas, seguindo as diretrizes do Projeto de Regionalização do Ministério do Turismo, que prevê a consolidação das três rotas nacional e internacionalmente.

A Rota do Sol e da Moqueca é formada pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Anchieta, destacando suas praias, esportes náuticos e belezas naturais. A Rota do Mar e das Montanhas destaca a proximidade das praias e montanhas capixabas, e é formada pelos municípios de Vitória, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

Já a Rota do Verde e das Águas constitui um roteiro de extremas riquezas naturais que permite ao turista adentrar-se na história dos municípios e vivenciar o bucolismo das praias de Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Serviço:
ABAV/2009 – Feira das Américas
Local: Riocentro – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Data: de 21 a 23 de outubro

Fonte: Secretaria de Turismo do Espírito Santo

  
  

Publicado por em