Estado do Pará terá ações para incentivar o turismo regionalizado

As medidas baseiam-se no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, proposto pelo governo federal.

  
  

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12) duas resoluções que buscam desenvolver a atividade turística regionalizada, a partir do planejamento coordenado e participativo. As medidas baseiam-se no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, proposto pelo governo federal, visando consolidar o desenvolvimento e a diminuição das desigualdades sociais.

As resoluções estabelecem critérios para a classificação dos municípios paraenses com base nos aspectos turísticos. A seleção será feita por meio de pontuação e tem por objetivo avaliar o nível de desenvolvimento nessa área.

Os municípios que tiverem no mínimo 50 pontos integrarão roteiros turísticos definidos com base na Política Nacional de Turismo. Para determinar a pontuação de cada município serão analisados aspectos como ter sede de órgão turístico no município, Conselho Municipal de Turismo, plano municipal de turismo, número de leitos em hotéis, agências de turismo, empresas organizadoras de eventos e transportadoras turísticas.

Escalas - Três escalas farão a classificação das cidades: município turístico, sendo contemplado com ações de promoção, divulgação e apoio aos eventos; município de potencial turístico, para receber ações de qualificação, estruturação e organização de produtos e roteiros, e município de apoio ao turismo, que receberá ações de organização da cadeia produtiva, sensibilização e mobilização da comunidade.

Depois de classificado, o município deverá realizar palestras, seminários e reuniões, além de assinar um termo de compromisso contendo ações para a consolidação do município em sua categoria e determinação do seu roteiro turístico.

Fonte: Agência Pará de Notícias

  
  

Publicado por em