Europa e EUA descobrem o Brasil

Seminário “Descubra o Brasil”, que aconteceu esta semana em Amsterdam, Estocolmo e Los Angeles, divulga o país e amplia oportunidades de apoio à comercialização do destino Brasil para o trade internacional.

  
  

Seminário “Descubra o Brasil”, que aconteceu esta semana em Amsterdam, Estocolmo e Los Angeles, divulga o país e amplia oportunidades de apoio à comercialização do destino Brasil para o trade internacional.

Impulsionar o aquecimento das vendas dos produtos turísticos brasileiros é o objetivo do seminário “Descubra o Brasil”, evento que já está consolidado como uma das principais ferramentas de promoção do Brasil no mercado internacional. Neles, profissionais de turismo estrangeiros assistem a uma apresentação sobre o destino Brasil modulada especificamente para o seu mercado, sempre de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional.

O “Descubra o Brasil”, evento realizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresenta ao trade internacional o destino Brasil. Amsterdam (Holanda) recebeu o seminário na última terça-feira (18) e em Estocolmo (Suécia) a apresentação aconteceu na quinta-feira (20). No mercado americano, Los Angeles (20) e Chicago (24) são as cidades contempladas com a realização do evento.

Em Estocolmo o seminário contou com a participação de 60 convidados, entre companhias aéreas, operadores, jornalistas e agentes de viagens. No dia 19 foi realizada uma reunião com empresários líderes do mercado para a formação de um comitê de promoção do Brasil.

"Verificamos que o interesse por informações sobre novos produtos no Brasil é grande. O mercado europeu está receptivo e confirma que vendas para o Brasil aumentaram em 2007 em relação a 2006, além de e que o aumento no número de vôos deste ano já aponta para um novo cenário", afirmou Jaqueline Gil, Gerente dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), da Embratur.

Profissionais internacionais e nacionais de turismo também marcaram presença no seminário em Amsterdam, onde estiveram presentes 63 convidados, entre eles o prefeito Municipal de Ilhabela, Manoel Marcos Jesus Ferreira, que contou com a estrutura promovida pela Embratur para divulgar o destino. "Receber da Embratur a oportunidade de mostrar Ilhabela para o povo de Estocolmo e Amsterdam foi, assim como o Brasil, Sensacional", afirmou.

Os seminários “Descubra o Brasil” são realizados desde 2004 em mercados estratégicos, com o objetivo de ampliar o número de operadores que comercializam os produtos turísticos brasileiros, diversificar a oferta de destinos e qualificar a informação transmitida para operadores, agentes de viagem, companhias aéreas e jornalistas internacionais.

Para Vicent Huigsloot, do escritório da TAP na Holanda o seminário mostrou claramente a diversidade do Brasil como um destino de lazer. “A apresentação foi importante e mostrou diferentes regiões como destinos de férias", afirmou.

Sobre o mercado europeu

Segundo o Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional a Suécia e a Holanda são classificados como países de "alto interesse” pelo Brasil. De acordo com dados da Embratur, em 2006 o Brasil recebeu 36.118 turistas da Suécia. O mesmo estudo mostra que a Holanda é o 12º país que mais emite turistas ao Brasil, com 86.122 mil turistas em 2006.

Pesquisas realizadas com os turistas do mercado europeu, incluindo Suécia e Holanda indicam que 26% dos entrevistados consideram o Brasil como primeiro destino de interesse da viagem e entre os aspectos positivos citados sobre o Brasil foram citados: Clima (31%), Singularidade (31%), Cultura (18%) e Povo (17%). Sendo os segmentos mais procurados: Descobrir (28%), Sol e Praia ( 21%).

Sobre o mercado norte-americano

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil (foram 721.633 em 2006). Os americanos gastam em média U$ 89,70 por dia. O Estudo da Demanda Turística Internacional aponta que, 34,9% dos turistas americanos visitaram o Brasil para fazer negócios ou participar de congressos e convenções; 32,5% vieram encontrar familiares e amigos e 28,1% vieram a lazer. O estudo mostra ainda que os destinos mais procurados pelos americanos são Rio de Janeiro (62%), São Paulo (21,3%), Foz do Iguaçu (13,6%), Salvador (12%) e Manaus (6,5%).

fonte: Portal Brasileiro do Turismo

  
  

Publicado por em