Evento em Brasília destaca resultados do Programa Aventura Segura

Solenidade apresenta resultados do programa que destacou o Brasil no cenário mundial de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com qualificação de ponta, certificação inédita e processo de normalização do ISO

  
  

Nos últimos anos, a cultura da vida ao ar livre, com foco prioritário no Ecoturismo, Turismo de Aventura e Natureza têm ganhado destaque, tendo como referência ações de qualificação, um processo inédito de normalização e certificação. Esta transformação e seus resultados são os destaques da solenidade "Programa Aventura Segura: um marco no fortalecimento da cultura da vida ao livre no Brasil", que acontece no dia 09 de agosto, em Brasília (DF), na sede da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (apoiadora do evento), às 14 horas.

Iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE Nacional, e executado pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Programa Aventura Segura (PAS), nos últimos seis anos, mobilizou mais de 50 mil pessoas, qualificou mais de 5 mil profissionais e gestores de empresas e vem contribuindo para a promoção e o fortalecimento dos segmentos em questão.

Durante o evento será lançado o Relatório de Impactos do Aventura Segura, com informações detalhadas de cada um dos 16 destinos priorizados no âmbito do projeto, bem como a eficácia das ações do PAS realizadas nos 13 estados, onde estão localizados estes destinos.

O evento contará com a presença do Ministro do Turismo Pedro Novais e outras autoridades do Ministério do Turismo, SEBRAE (Nacional e Estaduais) e Secretarias de Turismo (Estaduais e Municipais), além de representantes da Embratur, ICMBio, ABNT, Inmetro e demais entidades ligadas ao Turismo. O evento é restrito a convidados.

Made in Brazil
Iniciado em 2006, o Aventura Segura priorizou 16 destinos, presentes em 13 estados, contemplando todas as regiões brasileiras. O objetivo do Programa é qualificar empresas e profissionais do Ecoturismo e Turismo de Aventura e auxiliá-los na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS), tendo como referência Normas Técnicas, publicadas no âmbito da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao todo, o programa mobilizou mais de 100 municípios e mais de 600 empresas.

Com 28 Normas Técnicas desenvolvidas no âmbito da ABNT e um processo de certificação em Ecoturismo e Turismo de Aventura com respaldo do Inmetro, o Brasil tem sido apontado como referência mundial nestes segmentos. As empresas são auditadas com base na norma técnica ABNT NBR 15331 - Sistemas de Gestão da Segurança - Requisitos e, até o momento, 91 já receberam o certificado, neste inédito processo que já envolve mais de 130 empreendimentos.

A certificação, uma espécie de Selo de Qualidade, é uma das maneiras de se garantir a conformidade do produto, serviço ou sistema de gestão de uma empresa. O processo possibilita sistematizar a implementação de normas, além de contribuir para a capacitação de empresas e profissionais, distinguindo perante os consumidores, governo e sociedade de uma forma geral aqueles que têm como regra uma prática segura e responsável.

O modelo brasileiro de normalização se tornou inclusive referência internacional. O Brasil, em parceria com o Reino Unido, lidera o Grupo de Trabalho de Turismo de Aventura na ISO - Organização Internacional para Normalização. O objetivo é criar três Normas internacionais que servirão de referência para as empresas que operam com atividades de turismo de aventura, sendo que as Normas Técnicas brasileiras foram utilizadas como referência neste processo.

Confira o vídeo-documentário do Programa Aventura Segura em http://vimeo.com/26674911
Mais informações em www.aventurasegura.org.br

SERVIÇO
Solenidade "Programa Aventura Segura: um marco no fortalecimento da cultura da vida ao livre no Brasil"
Horário: 14 horas
Data: 09 de agosto de 2011
Local: Sede da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
Endereço: Q1 Bloco B - Setor Bancário Norte - Brasília - DF

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em