Evento marca nova etapa no cenário enogastronômico catarinense

Durante os quatro dias, profissionais e visitantes participaram de exposições, palestras e workshops sobre temas variados.

  
  

Projeto inovador reuniu em Blumenau (SC) sabores peculiares, em um espaço tomado pelos aromas de especiarias e profissionais da gastronomia nacional e internacional. Além destes elementos, o cenário foi composto por delícias produzidas nos diferentes cantos do país. Assim, formou-se a SC Gourmet - 1ª Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, evento que aconteceu entre os dias 21 e 24 de julho, e que já é considerado um novo marco no turismo enogastronômico catarinense.

Durante os quatro dias, profissionais e visitantes participaram de exposições, palestras e workshops sobre temas variados.

Destacou-se a presença dos chefs internacionais Emmanuel Bassoleil (França) e Heiko Grabolle (Alemanha), que ministraram aulas-show nos dias 21 e 23. Com 33 anos de carreira, Bassoleil é responsável pela gastronomia do Hotel Unique e Skye Restaurante Bar, em São Paulo.

Grabolle passou por diferentes restaurantes na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália e Espanha, e hoje atua em Florianópolis (SC), onde possui uma empresa que oferece serviços de chef de cozinha, food stylist e consultoria gastronômica. Outros importantes profissionais da gastronomia nacional estarão presentes na feira, entre eles Alessando Eller.

O chef possui especializações em universidades da Suíça e Estados Unidos, além de atuar em diferentes eventos do segmento em todo o Brasil. É consultor e apresenta o programa Sabor a Bordo, exibido no estado do Espírito Santo.

Na programação ainda aconteceram oficinas e aulas de cozinha do mar, italiana, pratos à base de carne suína e sobremesas, além de palestras sobre vinhos de altitude e os benefícios do consumo moderado da bebida para a saúde, com o cardiologista Siegmar Starke.

Durante estes e outros momentos, houve harmonizações entre os pratos e vinhos. O responsável foi o renomado sommelier da Decanter Enoteca, Igor Maia. O profissional é reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers e pelo Wine Spirit Education Trust.

A mostra reuniu produtores dos mais diferenciados tipos de queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geleias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil e exterior.

Segundo um dos organizadores do evento, Develon da Rocha, a ideia foi apresentar as novidades do mercado aos profissionais das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final.

A Mostra

A SC Gourmet aconteceu no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC), e foi o primeiro evento deste gênero no país. "Pela extensão do Brasil, muitas vezes alimentos e bebidas como esses não chegam às mesas de outras regiões. Assim, queremos levar as diferentes novidades para profissionais do setor e consumidor final", explica Develon da Rocha.

Cerca de 80 marcas, entre empresas e entidades, além de instituições comerciais e de ensino, marcaram presença. A Mostra ocorreu paralelamente à 18ª Festitália, evento que celebrou a cultura italiana trazida pelos imigrantes. No horário noturno a SC Gourmet esteve aberta aos consumidores.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte:Ana Paula de Sousa

  
  

Publicado por em