Exemplos no turismo

Casos bem sucedidos de cooperação local e regional e monitoramento são apresentados no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo

  
  

A gestão focada na cooperação local e regional e no monitoramento dos 65 destinos indutores foi tema da palestra “Práticas em gestão dos 65 destinos indutores: local e regional”, nesta quinta-feira (27), no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão de Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). Durante a palestra foram apresentados casos de sucesso em gestão, dentro dos 65 destinos indutores. Manaus (AM), Brasília (DF), Petrópolis (RJ) e o roteiro integrado Civilização do Açúcar, composto pelos estados do Alagoas, Pará e Pernambuco, estão entre os destinos que se destacaram na cooperação local e regional e no monitoramento.

Petrópolis, na região serrana fluminense, que recebe 1,8 milhão de turistas anualmente, destacou-se na cooperação local. Segundo o representante do grupo gestor da cidade, Charles Rossi, o município, que já tem uma cultura de cooperação e empreendedorismo, capacitou-se e alinhou as ações aos programas do MTur e à sistemática dos 65 destinos indutores. Entre os resultados, destacam-se: a criação do observatório de turismo para monitorar as ações desenvolvidas e a criação de um fundo municipal de turismo.

“Não adianta termos belíssimos planos elaborados, o que interessa é quanto estão sendo executados. A gestão e o planejamento são grandes desafios na gestão dos destinos indutores”, afirma Rossi.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em