Exposição “Arte na Fórmula 1” retrata ousadia, velocidade e emoção da maior competição automobilística do mundo

Mostra terá 25 artistas plásticos de renome, que prometem reproduzir em suas obras a habilidade dos pilotos na busca pela vitória.

  
  

O emocionante e fascinante mundo do automobilismo ganha uma exclusiva leitura artística na exposição “Arte na Fórmula 1”, que apresentará pinturas e esculturas criadas por 25 artistas plásticos conceituados. O vernissage está marcado para o dia 28 de outubro e a mostra estará aberta ao público até 12 de novembro, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

A exposição tem curadoria de Paulo Solaris, artista plástico conhecido pelas pinturas sobre automobilismo e, principalmente, pelos trabalhos realizados sobre Ayrton Senna. Para a mostra, Paulo criou a escultura “Il Vincitore”, que será dada de presente por ele ao piloto brasileiro Felipe Massa.

O ano de 2008 marca o início da atuação de Solaris como organizador de exposições de arte, já que estreou a nova função em “Sensuale”, onde 22 artistas fizeram obras com o tema sensualidade. Paulo repete a dose em “Arte na Fórmula 1” e já pensa em criar uma série de mostras coletivas sempre se tratando de um único tema.

“Creio que esta é a melhor maneira de alcançar um bom resultado, pois sai da monotonia de certas exposições, que se tornam muito repetitivas e tiram totalmente o interesse das pessoas”, diz Solaris.

Em “Arte na Fórmula 1”, o desafio das pistas de corrida e da Fórmula 1 passa dos pilotos para os artistas plásticos, que darão sua visão sobre o universo da velocidade abusando das linhas arrojadas, das formas inusitadas e dos grafismos intensos para reproduzir fielmente a audácia e a precisão necessárias para levar um piloto à vitória.

Outro fator que faz crescer a expectativa pela exposição é a presença de 15 mulheres entre os artistas convidados, que certamente empregarão o toque e o olhar feminino em obras que têm um tema admirado, em sua maioria, pelo público masculino.

Confira os artistas que irão participar da exposição “Arte na Fórmula 1”: Adina Worcman (escultura), Anita Kaufmann (escultura), Aniz Tadeu (pintura), Carlos Borsa (pintura), Cássio Lázaro (escultura), Cecília Centurion (escultura), Eduardo Shamó (escultura), Helena Coluccini (escultura), Heloize Rosa (pintura), Luis Bayon (escultura), Luana Taylor (escultura), Marli Zweibil (escultura), Martha Farias (pintura), Nanci Marconi (pintura), Paulo Solaris (escultura), Regina Cheida (pintura), Richard Hideaki (escultura), Rubem Duailibi (escultura), Saulo Mota (pintura), Sônia Valério (pintura), Telma Ramos (pintura), Toso (escultura), Vânia Vergamini (escultura), Vivian Marin (escultura) e Yara Miriam (escultura).

Exposição “Arte na Fórmula 1”

Vernissage

Curadoria: Paulo Solaris

Críticas: Oscar D’Ambrosio (Jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA - Seção Brasil).

Vernissage:

Data: terça-feira, dia 28 de Outubro
Horário: a partir das 20hs

Exposição:

Data: de 29 de Outubro à 12 de Novembro

Local: Hotel Transamérica

Endereço: Av. das Nações Unidas, 18.591 – Santo Amaro – São Paulo - SP

Entrada: gratuita

Fonte : Ralcoh Comunicação

  
  

Publicado por em