Exposição e Cinema levam o melhor da Capital Brasileira para o Chile

Os chilenos poderão conhecer com detalhes aquele que será o grande palco dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

  
  

Brasília será a primeira cidade a se apresentar como sede da Copa do Mundo de 2014 por meio do projeto “Goal to Brasil”, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O evento tem sua primeira edição na cidade de Santiago, no Chile, e para aproveitar a oportunidade, a Capital Brasileira planejou uma grande ação para conquistar admiradores que vão além dos operadores e agentes de turismos.

Durante todo o mês de julho Santiago viverá o que podemos chamar de “mês de Brasília”. Além da apresentação da cidade no evento da Embratur, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) conseguiu o apoio do Ministério das Relações Exteriores, Secretaria de Cultura e Terracap para levar exposições e mostras de cinema que mostrarão um pouco da cultura local para atrair os visitantes chilenos.

“Queremos aproveitar o momento de divulgação com a Embratur para potencializar ao máximo a promoção do destino Brasília. O Chile é um dos países que mais emite turistas de negócios para nossa cidade e queremos aumentar esse número também entre os turistas de lazer”, explica o secretário de turismo, Luis Otávio Rocha Neves.

Para atingir esse objetivo a Setur-DF programou também ações voltadas para o público final, já que o evento da Embratur será direcionado aos operadores e agentes de turismo chilenos. A partir de hoje (3) de julho a cidade receberá a exposição “Brasília- Meio século da Capital do Brasil”, no Campus Lo Contador, Universidad Catolica de Chile.

O trabalho da curadora Danielle Athayde ganhará um reforço especial a partir do dia 6 de julho quando uma maquete do Estádio Mané Garrincha completará a exposição. Com ela os chilenos poderão conhecer com detalhes aquele que será o grande palco dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.

A Exposição “Brasília – Meio século da Capital do Brasil” foi criada para comemorar o cinquentenário da construção da cidade, em 2010. Diversos países, dentre eles Espanha, Portugal e Argentina, já tiveram a oportunidade de apreciá-la e conhecer um dos maiores acontecimentos arquitetônicos do século XX.

O trabalho reúne imagens de Brasília na época da construção até os dias atuais e mostra ainda a construção de Brasília e sua história, seu plano urbanístico e arquitetônico, seus protagonistas e sua evolução como cidade, desde o cerrado vazio no Planalto Central do Brasil, à única cidade moderna que é Patrimônio Mundial da Humanidade.

A exposição tem caráter didático e estético, onde são apresentados planos arquitetônicos, fotografias artísticas, textos explicativos, projeções de vídeo e uma enorme maquete da cidade. Ela ficará no Chile até o dia 29 de julho.

A ação de promoção de Brasília ficará ainda mais contempla com a mostra de cinema “Brasília Criação e Reinvenção”. Os filmes selecionados têm a mesma abordagem da história e evolução de Brasília, no contexto socioeconômico, cultural e paisagístico. A mostra ocorrerá aos sábados e domingos no horário de 15 às 19 horas também na universidade chilena.

Outro ponto forte da divulgação da cidade será a exibição especial do filme “Rock Brasília – Era de Ouro” no Palácio de la Moneda, no dia 4 de julho.

O evento, que teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores, terá a participação do cineasta Vladmir Carvalho e será aberto ao público em geral.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Gisele Davi Diniz

  
  

Publicado por em