Feiratur 2008 discutirá estratégia tecnologia e comunicação para o turismo

Os participantes terão uma extensa programação de palestras técnicas gratuitas e voltadas para o aproveitamento de soluções disponíveis no mercado.

  
  
Turismo rural: rumo ao século XXI

No próximo mês, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, será o centro de convergência do turismo brasileiro. Durante os três dias de realização da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural, 20 a 22 de novembro, os participantes terão uma extensa programação de palestras técnicas gratuitas e voltadas para a capacitação e aproveitamento de soluções disponíveis no mercado.

O Seminário Nacional de Turismo Rural tem o objetivo de atualizar os mais diversos segmentos profissionais ligados ao setor: empresários, produtores rurais, hoteleiros, operadores, gestores, administradores públicos, bacharéis e estudantes de turismo e áreas afins, dentre outros.

A Feiratur 2008 acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, localizado dentro da Reserva Ecológica do Parque dos Poderes, na capital sul-mato-grossense.

O primeiro painel será no dia 20 de novembro (quinta-feira). A diretora de Segmentação do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, falará sobre "Turismo rural: rumo ao século XXI". No mesmo dia será apresentado um estudo sobre o turismo rural do Distrito Federal a cargo da consultora do Sebrae/DF, Regina Xavier dos Santos, e da diretora de Turismo da Brasiliatur, Vera Sanches. A última exposição técnica do dia ficará a cargo da presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur), Andréia Roque, que apresentará o tema: "Políticas Públicas e Legislação do Turismo Rural".

A sexta-feira (21/11) começa com o painel "Como empreender no turismo rural", a cargo da coordenadora estadual de projetos de turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha. A consultora do Armazém de Turismo Rural, Wilma Alencar, apresentará o tema "Comercialização do Turismo Rural" enquanto a especialista em Tecnologia da Informação (TI), Wilma Bonsoni, abordará "Uso estratégico da tecnologia digital para venda do turismo rural através da Internet".

Para o último dia, sábado (22/10), a programação técnica terá a comunicação como destaque de todo o período matutino de painéis. No primeiro, o repórter da revista Panorama Rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, jornalista Ariosto Mesquita, falará sobre "Assessoria de imprensa nacional no turismo rural". Em seguida, o jornalista norte-americano Bill Hinchberger, editor do BrazilMax abordará "Assessoria de imprensa internacional no turismo rural"

Na tarde do sábado, o diretor-presidente da Cybermind, Alan Dubner, falará sobre "A mídia social na promoção do turismo rural". Encerrando a série de painéis, serão apresentados cases de sucesso registrados em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.

Em seguida a todas as palestras e painéis, acontecerão debates. As apresentações vão iniciar sempre às 9h30min. Para facilitar a participação dos expositores na programação técnica, a organização está reservando períodos específicos para visitação à feira. O acesso ao Centro de Convenções será gratuito e aberto ao público, assim como as palestras durante toda a Feiratur 2008.

As inscrições, que darão direito a certificado, também são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (www.feiratur.tur.br).

A Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) é responsável pela promoção do evento juntamente com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Idestur). A realização da 5ª Feiratur e da Abraturr/MS em conjunto com o Ministério do Turismo e Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.

O evento conta ainda com o apoio e parcerias da Associação Campo-Grandense de Turismo Rural (Actur), Associação das Pousadas Pantaneiras (APPAN), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/MS; Prefeitura de Campo Grande; Associação Brasileira dos Agentes de Viagens/MS; Conselho Municipal de Turismo de Campo Grande; Associação dos Bacharéis de Turismo; Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau e Sebrae e Sebrae/MS. A organização está a cargo da Opec Eventos.

Fonte: Marinete Pinheiro / Mesquita Comunicação

  
  

Publicado por em