Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo > 

Festa do Sairé deve atrair 100 mil para Santarém (PA)

O Pará se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas, entre os dias 13 e 17 de setembro, quando acontece a mais antiga manifestação popular da Amazônia, a Festa do Sairé, na Vila de Alter-do-Chão, na cidade de S

10 de Setembro de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

O Pará se prepara para receber cerca de 100 mil pessoas, entre os dias 13 e 17 de setembro, quando acontece a mais antiga manifestação popular da Amazônia, a Festa do Sairé, na Vila de Alter-do-Chão, na cidade de Santarém.

A festa remete aos tempos da colonização do Brasil. Acontece quando as águas verdes do rio Tapajós baixam e o povoado transforma-se numa típica vila de veraneio, com praias belíssimas, um dos principais roteiros turísticos no verão amazônico.

No primeiro dia de festa, mastros decorados com flores e frutas são fincados na areia da ilha que se forma no período da seca, na principal praia de Alter-do-Chão, repetindo o que faziam os índios para saudar os portugueses.

A festa do Sairé é composta por dois elementos: o religioso, com cerimônias e rituais, e o profano, com atrações culturais e danças típicas, culminando com a tradicional competição dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um espetáculo de fantasias e alegorias gigantescas, que encenam a morte e ressurreição dos botos, em uma arena chamada de Sairódromo.

Em meio à tradição, atrações como a banda Biquíni Cavadão, a cantora de axé Margareth Menezes e a banda de forró Magnificus farão apresentações. Bandas regionais também vão integrar o cardápio musical do Sairé.

No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorre a “varrição da festa”, com a derrubada dos mastros. Segundo a tradição, todo aquele que conseguir apoderar-se de uma das frutas com as quais foram decorados os mastros, terá muita sorte. Em seguida, ocorre a “cecuiara”, um delicioso almoço de confraternização com pratos típicos da cozinha paraense, à base de peixes. A programação termina à noite, com a festa dos barraqueiros.

Para a realização desse evento, que vem atraindo cada vez mais turistas, o governo do Estado assinou convênio com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que destinará recursos à prefeitura de Santarém, destinados a melhorias na infra-estrutura da cidade.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

kelly Campos

 postado: 10/9/2008 20:51:52editar

eu adoro stm..ainda mas com essa belissima festa que É o saire!!!!sou santarena com muito orgulho e nÃo nego minhas origens...sÓ acho que deveriam prolongar mas os dias de festas,ou seja,trazer mas atraçoes,ate por que o saire ja estar na boca do brasil inteiro!So ganhamos com isso,pricipalmente na midia!Esse ano so promete e vai dar tucuxi!!disso não tenho duvidas!!

 

luzimara gomes

 postado: 16/9/2008 10:34:17editar

como paraense de carteirinha que sou acho uma otima porque esta divulgando a cultura de uma regiao do Brasil que era a pouco tempo desconhecida pelo proprio povo do nosso Pais.

 

Kly

 postado: 24/10/2011 18:16:18editar

Sou paraense mas ainda nao tive oportunidade de ir
nesta festa que é tão grandiosa, adoria
um dia poder ir e participar dessa festa
tao linda.kly

 

Arenilda Paiva

 postado: 24/8/2012 17:29:43editar

Eu nunca ví a festa do Sairé de perto, mais ainda vou ter a oportunidade de ir até Alter do Chão mais já assistir pelo youtube achei muito lindo a festa...

 

 

Veja também

Com 1.093 expositores, feira Nova Equipotel 2007 começa amanhã em São PauloRepública Dominicana promove roadshow no Rio de Janeiro

 

editar    editar    editar    1.865 visitas    4 comentários