Festa dos Estados em Brasília conta com participação mineira

A Festa dos Estados promove e destaca as riquezas da diversidade da cultura brasileira e estimula o sentimento de orgulho pelo Brasil.

  
  

A Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com a Secretaria de Governo – por meio da Representação do Governo de Minas em Brasília – e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, divulga as riquezas de Minas Gerais durante a Festa dos Estados, evento que celebra, entre os dias 20 e 22 de novembro, no Parque da Cidade, em Brasília, as diversidades de cada Estado brasileiro.

A Festa dos Estados promove e destaca as riquezas da diversidade da cultura brasileira e estimula o sentimento de orgulho pelo Brasil. Os simpatizantes de Minas terão a oportunidade de vivenciar as riquezas das Gerais e os mineiros, que residem em Brasília poderão matar a saudade de seu Estado de origem, além de degustar a gastronomia típica.

Durante muitos anos a Festa dos Estados foi o principal evento de Brasília. Os Estados levavam para o encontro o que havia de melhor na cultura, gastronomia, artesanato e costumes. Com o passar dos anos, a celebração dos Estados perdeu força, mas retoma suas origens agora, em 2009.

Na abertura oficial haverá um desfile das delegações, na qual Minas Gerais participará com um cortejo denominado “Caminho de Todos os Santos” – de Diamantina, com 18 estandartes, imagens de inspiração religiosa, bandeira de Minas, bandeira do Brasil, pôster de JK, além de convidados e funcionários da Representação do Governo de Minas em Brasília.

Estande Minas Gerais

Em um estande de 200 m², a gastronomia do Estado será representada por um restaurante da culinária típica mineira que funciona em Brasília.

No espaço institucional, a Setur destacará todas as potencialidades turísticas de Minas. A SEDE, por meio do Ceart – Centro de Artesanato Mineiro –apresentará o artesanato mineiro, com comercialização de produtos. Além da participação no desfile de abertura, os integrantes do “Caminho de Todos os Santos” farão intervenções no estande. O violeiro Renato Caetano também fará apresentações no estande.

Em dois telões no palco principal do evento, além de LCDs instalados no estande, haverá exibição de dois vídeos institucionais: um com mensagem do governador Aécio Neves e outro com apresentação dos produtos turísticos mineiros. No primeiro vídeo, o governador presta uma homenagem aos mineiros que ajudaram a construir Brasília e para aqueles que moram, trabalham colaboram para que a capital do país tenha a devida importância no cenário nacional. O segundo vídeo é uma apresentação dos atrativos turísticos de Minas Gerais.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em