Festa e Comida é o tema do VI Congresso de História

O objetivo é resgatar essas tradicionais manifestações cultuais

  
  

Termina dia 20, sábado, o prazo para se inscrever no VI Congresso de História da Bahia, a ser realizado em Salvador de 22 a 24 de setembro, no Bahia Othon Palace.

O encontro, que reúne pesquisadores nacionais e estrangeiros e tem o apoio da Bahiatursa, faz parte das comemorações dos 120 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). O tema é Festa e Comida.

Estão sendo esperadas milhares de pessoas, dentre elas, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais do setor de gastronomia e outros interessados no assunto.

Entre os convidados estão à pesquisadora goesa Maria de Lourdes Bravo da Costa, que vai tratar do tema Descobrimentos portugueses e a sua influência na comida goesa, e o professor congolês Kazadi Mukuna, que falará sobre A origem africana do samba: mito ou realidade?.

Nas comissões específicas serão debatidos assuntos relacionados às festas de São Nicodemos, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, de Santana e Santa Bárbara.

Mitos da cozinha afro-brasileira, a feijoada, o pãozinho delícia, a culinária sertaneja, do garimpo, de santo e dos índios e o acarajé serão discutidos no conclave.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado através das Secretarias do Turismo/Bahiatursa, de Desenvolvimento, da Cultura e Irdeb, além da Prefeitura de Salvador, UCSaL e Rádio Metrópole.

Será presidido pela historiadora Consuelo Pondé de Sena e coordenado pela professora Maria Helena Flexor.

Durante o encontro, serão discutidos temas sobre festas e comidas típicas da Bahia e dos países que tiveram contatos com os portugueses, com o objetivo de resgatar essas tradicionais manifestações cultuais.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Bahiatursa

  
  

Publicado por em