Festival de Inverno em Pedro II começa na quinta (11)

Evento deve atrair 15 mil turistas ao município do Piauí até o domingo (14)

  
  

O Festival de Inverno, evento já tradicional no Piauí, tem início nesta quinta-feira (11) no município de Pedro II, cidade localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina. Música, artesanto e gastronomia integram o festival que prossegue até o domingo (14).

Na programação do evento nomes como Zizi Possi, João Bosco, Marina De La Riva e Ivan Lins. Os artistas se apresentam na Praça Manoel Nogueira Lima, conhecida como Praça da Bonele.

“É uma imensa satisfação realizarmos a sexta edição do festival em grande estilo. Tanto o Sebrae, quanto a Prefeitura do Município e o Governo do Estado somaram esforços para que o evento se tornasse referência no País e isso é o que está acontecendo”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

Artistas regionais também farão shows durante o festival, a exemplo do músico Márcio Menezes, Banda Groovytown, Filó, Validuaté, Mirton de Paula, Vanda Queiroz e Roraima.

“Pedro II é uma cidade com muitas riquezas. Temos a extração da opala, pedra preciosa que só existe lá e na Austrália. Há ainda o artesanato em tecelagem, típico da região; a culinária regional, que é bem definida em Pedro II; sem contar as belezas naturais como o Morro do Gritador. A cidade também acolhe bem quem a visita, o que incentiva ainda mais o turismo na região”, destaca o superintendente do Sebrae/PI, Delano Rodrigues Rocha.

Central de reservas

Desde a primeira edição do festival, o conceito de turismo Cama & Café é aplicado em Pedro II. A iniciativa consiste em qualificar moradores que queiram transformar suas casas em pousadas domiciliares durante o festival. A idéia vem dando certo e, nesta edição do evento, foram colocadas 250 casas à disposição na Central de Reservas do município.

“Este ano esperamos 15 mil turistas nos quatro dias do evento”, informa o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos. Ainda de acordo com o gerente, a dois dias do início do evento, praticamente todas as casas estão alugadas.

Quem pretende visitar Pedro II pode entrar em contato com a Central de Reservas através do telefone: (86) 3271- 1200. A Central possui um cadastro de casas que podem ser alugadas durante a temporada do festival.

Em todas as edições do evento, os empreendedores de Pedro II são preparados para receber os turistas. Os meios de alimentação, de hospedagem e os moradores que cedem suas casas recebem consultorias em diversas áreas.

“Nossa intenção é criar um padrão de atendimento qualificado em Pedro II. Desde o primeiro festival, a população sempre soube acolher muito bem todos os turistas. Por isso, todos os anos investimos em capacitação junto aos empreendedores daquela região”, explica Vasconcelos.

Gastronomia

Para ressaltar a culinária regional 15 restaurantes estarão numa arena gastronômica, na Praça da Bonelle. Serão instaladas quatro tendas gastronômicas, sendo que três restaurantes são de Teresina e 12 são de Pedro II.

Todos os empreendedores e profissionais que estarão na arena gastronômica receberam consultoria do chef Reginaldo Area Leão, que repassou orientações sobre decoração de pratos, cardápios, acompanhamentos de pratos, como também dicas higiênico-sanitárias.

Artesanato

Cerca de 70 estandes com produtos artesanais estarão na feira a ser instalada na Praça Domingos Mourão, sendo uma das grandes atrações do festival. A feira terá várias tipologias de artesanato, tanto de Pedro II como de outras regiões do Piauí.

Couro, jóias em opala e prata, madeira, tecelagem, biojóias, fibras vegetais e peças em alumínio serão expostas e comercializadas no espaço. Este ano, a feira terá também produtos dos setores de apicultura, couro e artefatos e cajucultura.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI - (86) 3216-1356
Gerente Gilson Vasconcelos - (86) 9427-0956

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em