Festival de jazz lota pousadas e hotéis no litoral do Piauí

Em Barra Grande, ao norte de Teresina, samba dará lugar a grandes atrações do jazz nacional e internacional

  
  

Um festival de jazz e blues em pleno carnaval, na beira da praia e com aspecto de luau. Assim será o Barra Jazz, primeiro evento do gênero a ser realizado em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, distante 380 quilômetros ao norte de Teresina, de 21 a 24 deste mês.

A praia de Barra Grande é um local paradisíaco, com um imenso potencial para o turismo ecológico e para a prática de kitesurf devido aos ventos fortes e constantes que refrescam a região.

O evento levará ao Piauí grandes atrações do jazz nacional e internacional como o guitarrista americano James Wheeler, considerado um dos maiores nomes do blues internacional; o multi-instrumentalista Carlos Malta, conhecido por sua habilidade em produzir sons únicos, utilizando diversos instrumentos; e o músico Toninho Horta, que por muito tempo acompanhou artistas como Elis Regina, Gal Costa, Nana Caymmi e João Bosco.

Os shows estão marcados para os dias 23 e 24, no Espaço Mathieu, localizado na Pousada Ventos Nativos, sempre no horário das 20h às 2h. As pousadas já estão lotadas e a expectativa para a chegada dos turistas é imensa por parte de proprietários, restaurantes, bares e também da população em geral.

“Temos uma programação bastante densa para essa primeira edição do evento, com pique de carnaval, mas com outro astral. Será realizada uma média de quatro shows por noite, com a presença também de músicos piauienses. Esperamos que o festival ocorra de forma plena e que entre para o calendário de eventos do estado. Já está tudo organizado e a expectativa é grande para a chegada dos turistas na região”, afirma o músico e arquiteto, Júlio Medeiros, um dos idealizadores do evento.

Ainda segundo Medeiros, a idéia do festival nasceu das potencialidades de Barra Grande. “Estive lá no final do ano passado e fiquei encantado com o local, que tem tudo para se tornar um grande destino turístico do país. A realização desse festival, que tomou grandes proporções, só foi possível devido ao envolvimento da comunidade, que abraçou a causa, e ao apoio de diversos órgãos públicos e privados. A procura por hospedagem na região tem sido intensa, movimentando todas as cidades do litoral do Piauí”, acrescenta o músico.

A programação do festival também vai contar com a realização de oficinas de música, nos dias 21 e 22, para as crianças da comunidade, que serão ministradas por Rodrigo Eisinger e Teko Gaspar, músicos de renome nacional. No domingo (22), será realizado o tradicional desfile do bloco de pescadores da cidade, que deverá contar, este ano, com a participação dos turistas.

Uma tenda para informações turísticas e para a comercialização do artesanato da região também funcionará em Cajueiro da Praia durante o festival. A estrutura será montada na Praça Nossa Senhora da Graça, no centro da cidade.

O evento tem o patrocínio do Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Turismo, Piauí Turismo, e prefeitura de Cajueiro da Praia, com o apoio cultural do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI, Gilson Vasconcelos, a idéia de apoiar o evento é incentivar o fluxo turístico na Rota das Emoções, atraindo um público formador de opinião para aquela região. “Queremos que Barra Grande tenha um conceito e se torne sinônimo de sofisticação, sem deixar de lado a rusticidade do local.

O Sebrae tem realizado todo um trabalho junto aos meios de hospedagem e alimentação de Cajueiro da Praia para que possam atender com qualidade e ofereçam melhores serviços ao público cada vez mais exigente que deverá frequentar a região”, destaca Vasconcelos.

Serviço:
Sebrae/PI - (86) 3216-1305
Escritório do Sebrae em Parnaíba - (86) 3322-4688

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

PAULO MAIA

PAULO MAIA

25/02/2009 11:23:11
PROJETO MARAVILHOSO, PARABÉNS! LUGAR LINDO; E ADOREI A IDÉIA! NO PROXIMO ANO ESTAREI LÁ.....

Erika Takeda

Erika Takeda

24/02/2009 23:53:58
Fui várias vezes para Barra Grande e não é a primeira vez que fazem um evento desses, mas certamente agora deve estar muito mais organizado.

O lugar é maravilhoso, as pessoas são muito bacanas e é uma pena não estar lá novamente pois agora estou do outro lado do mundo, na Austrália. Já recomendava uma viagem até lá, agora a nossa querida BG se torna parada obrigatória para quem quer conhecer um lugar excepcional.

Adorei ler este tipo de notícia daqui.

Bons ventos e um ótimo som para os meus amigos!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Erika, O Portal EcoViagem trabalha para levar à todos as melhores matérias. E são internautas como você que nos impulsiona a trabalhar e melhorar cada vez mais! Agradecemos o comentário. Portal EcoViagem