Festival de turismo em Gramado/RS

Evento, apoiado pelo MTur, receberá empresas e representações de mais de 50 países

  
  
Gramado (RS): cidade gaúcha, famosa pelos festivais de cinema, realiza o 21º. Festival de Turismo

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participa nesta quinta-feira (19) da abertura da 21ª edição do Festival de Turismo de Gramado, na serra gaúcha. Voltado para profissionais do setor, o evento, que tem apoio do MTur, receberá empresas e representações de mais de 50 países. A expectativa dos organizadores é que mais de 13 mil pessoas circulem no espaço até o próximo domingo (22). O festival é considerado uma das maiores feiras de negócios do setor na América Latina.

Além do ministro do Turismo, outras autoridades têm presença confirmada: Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul; Afonso Hamm, deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Neuto de Conto, senador e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, Carlos Alberto Amorim, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), dentre outros.

MTUR NO FESTIVAL

O Ministério do Turismo (MTur) também participa do 21º Festival com várias ações e participações em debates. Na sexta-feira (20), às 9h, o ministro Barretto integra a mesa “Enfrentando o futuro de forma criativa - Tendências da indústria turística e de viagens”. Também participam o deputado Afonso Hamm e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, José Heitor de Souza Gularte.

No dia seguinte, a coordenadora de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, participa do “Encontro de Turismo Religioso - Desenvolvimento de uma Política Nacional para o Turismo Religioso no Brasil”. Na ocasião, professores, representantes de agências e gestores discutirão a importância da criação de uma política nacional para o desenvolvimento do Turismo Religioso no Brasil.

Haverá, ainda, um estande institucional, onde serão planejadas ações do 5° Salão do Turismo, que acontecerá de 26 a 30 de maio de 2010 no Anhembi, em São Paulo.

Outra ação que acontecerá durante o festival é o lançamento das reservas online do Portal de Hospedagem. Com a novidade, será possível acessar o Portal de Hospedagem (www.portaldehospedagem.com.br) e fazer uma reserva em tempo real nos hotéis que participam do maior sistema de gestão e reservas online da América Latina. O projeto é uma parceria entre o MTur, Instituto Marca Brasil e a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. Na ocasião, Antônio Chaves Barcellos, superintendente da FNHRBS, e Daniela Bitencourt, superintendente do Marca Brasil, concederão entrevista sobre o assunto.

Haverá também o lançamento do concurso cultural do Portal de Hospedagem. Criado pelo MTur em 2007, com gestão do Instituto Marca Brasil, para oferecer 50% de desconto nas diárias dos meios de hospedagem, o programa inova e lança o Diário de Viagem e o Sr. Atendimento, um concurso cultural que premiará com viagens os idosos que participarem e derem visibilidade aos meios de hospedagem que oferecerem um “senhor atendimento” aos hóspedes da melhor idade

O portal Tour da Experiência será inaugurado para revolucionar o jeito de viajar dos brasileiros e proporcionar novas sensações. Essa é a proposta do projeto Economia da Experiência, que oferece vivências diferenciadas em cinco destinos brasileiros: Petrópolis (RJ), Belém (PA), Bonito (MS), Região da Uva e Vinho (RS) e Costa do Descobrimento (BA).

Agora, o projeto tem endereço eletrônico: www.tourdaexperiencia.com. O Portal é uma iniciativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Instituto Marca Brasil. Seu objetivo é divulgar informações sobre os destinos onde o projeto está sendo implantado além das experiências que os empreendimentos participantes oferecem.

No festival acontece ainda a Mostra de Turismo de Base Comunitária (TBC). O Ministério do Turismo acredita no desenvolvimento local por meio do turismo. E o Brasil também, como revelam os resultados do Edital de Chamada Pública de Seleção de Projetos de Turismo de Base Comunitária (TBC), que entre junho e julho de 2008 recebeu mais de 500 projetos. Desses, 50 foram selecionados para receber apoio. O público do Festival de Turismo de Gramado poderá conhecer a iniciativa e três projetos participantes.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Fabi

Fabi

16/12/2009 18:08:35
Adorei conhecer Gramado, uma cidade maravilhosa, apaixonei. As pessoas são maravilhosas, os pontos turisticos, tudo, amei tudo. Espero voltar em breve.