Fórum de Turismo de Tocantins empossa nova diretoria

O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico

  
  

Representando o Governo do Estado, o vice- governador Eduardo Machado e o presidente da ADTUR-Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Ruberval França, darão posse à nova diretoria executiva do Foestur – Fórum Permanente de Turismo do Estado do Tocantins. A solenidade será nesta terça-feira, 29, às 9h, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas. Representará a entidade no cargo de presidente do Fórum, biênio 2010 a 2012, o professor Lúcio Flavo Marine.

Com ele assume como vice-presidente a empresária de turismo Maria Arislêda Silva. A eleição foi realizada pelo colegiado durante reunião na sede do IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em maio.

O Fórum é um órgão colegiado, de caráter consultivo, com a finalidade de sugerir diretrizes para o desenvolvimento turístico. Tem por objetivo atuar contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do turismo no Tocantins.

Entre os convidados para a cerimônia estão autoridades públicas e representantes do trade turístico. O MTur - Ministério do Turismo, estará representado pela consultora Zenaide Bezerra, do IAD - Instituto de Assistência Técnica ao Desenvolvimento Humano, (empresa contratada pelo MTur para assessorar os Conselhos de Turismo).

Integram o Foestur a ABAV - Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABCMI - Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade, ABRAJET - Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, seccionais Tocantins; APROTUR - Associação dos Profissionais de Turismo do Tocantins, ABBTUR – Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Tocantins, Banco do Brasil, Banco da Amazônia; Caixa Econômica Federal, no Tocantins; CVB - Convention Visitors Bureau de Palmas.

Ainda: Fundação Cultural, Instituto Cooperar, IFTO; Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas; SRHMA - Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Tocantins - SEDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Palmas, UNITINS – Fundação Universidade do Tocantins e UFT – Universidade Federal do Tocantins; SESC, SENAC e SEBRAE Tocantins.

PERFIL Lúcio Flavo Marini Adorno
Geógrafo, mestre em Desenvolvimento Regional pela Unesp – Universidade Estadual Paulista e doutor em Meio Ambiente pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente da UFT – Universidade Federal do Tocantins, onde coordena o Neatus - Núcleo de Estudos Estratégicos e Avaliação Ambiental em Turismo Sustentável. Reside no Tocantins desde 1992 e de 2000 até agora atua com ensino e pesquisa na área de turismo. Em sua trajetória no Estado, Lúcio destaca sua participação como coordenador do projeto de Monitoramento Ambiental e Perfil do Turismo no Parque Estadual do Jalapão e a produção da cartilha de orientação ao turista, “Jalapão: Turismo Consciente”. Atualmente, representa o Tocantins na diretoria executiva da ADETUR – Amazônia- Agência de Desenvolvimento Turístico da Macro Região Norte. Sua atuação no Foestur iniciou em 2004 e entre as conquistas alcançadas por meio do Fórum está a campanha da revista Caras em que Natividade - no Tocantins, foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil.

Fonte: ADTUR

  
  

Publicado por em